Coren/SC aplica Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil no Imperial Hospital de Caridade

Solenidade marcou lançamento do livro “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”

A equipe de Enfermagem do Imperial Hospital de Caridade (IHC), de Florianópolis, está participando da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Rafaela Amadigi, e o representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Dr. Gelson Albuquerque, divulgaram a pesquisa em cerimônia no IHC na quinta-feira (28/03) e distribuíram os questionários.

O Conselheiro ressaltou as lutas da Enfermagem, abordou as perspectivas para a área e incentivou a equipe a preencher os questionários. “Essa pesquisa nos dará as respostas para projetar as ações político-profissionais para as equipes de Enfermagem do Brasil. E é imprescindível conhecer as percepções da Enfermagem Catarinense”, citou o Conselheiro Federal Gelson Albuquerque, que ficou lisonjeado ao ver muitos dos seus ex-alunos atuando no Imperial Hospital de Caridade. O Conselheiro Gelson é professor do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A Presidente do Coren/SC relatou que a meta é receber 120 questionários preenchidos do IHC e pelos números iniciais, será alcançada. “Além da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, os profissionais de Enfermagem do Imperial Hospital de Caridade estão preenchendo um questionário extra referente à pesquisa sobre os Grandes Empregadores no Estado. Quatro instituições de saúde do Estado participarão desta pesquisa, sendo uma pública, uma filantrópica, uma privada e uma instituição de ensino. Como nós também já aplicamos esse questionário sobre os Grandes Empregadores no Estado na Casa de Saúde São Sebastião praticamente já executamos 50% desta pesquisa no Estado”, avaliou a Presidente.

Dra. Felipa Amadigi aproveitou a presença do Conselheiro Federal e de profissionais da Enfermagem Catarinense para lançar a publicação “Coleção Coren/SC Orienta – Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”. A publicação, do Coren/SC com apoio do Cofen, traz informações para o trabalho dos Responsáveis Técnicos de Enfermagem. “O Coren/SC tem investido muito em comunicação com a categoria para aprimorar os conhecimentos dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e mantê-los atualizados sobre as ações do Conselho. Regularmente, enviamos Newsletter; mensalmente publicamos a Coluna Enfermagem nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Santa; estamos nas redes sociais Facebook e Twitter; temos o site: www.corensc.gov.br com informações e ferramentas para os profissionais de Enfermagem; e muito mais”, detalhou a Presidente do Coren/SC. A Presidente apresentou também o livro “Série Cadernos Enfermagem – Volume 01 – Revisado e Atualizado – Consolidação da Legislação e Ética Profissional”, que está sendo enviado para as residências dos profissionais de Enfermagem e anunciou que em breve será publicado mais um livro da Série Coleção Coren/SC Orienta, denominado “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”.

DSC00169-corte(2)

Para a Gerente de Enfermagem do Imperial Hospital de Caridade, Maria Perpétua Alves, hoje os profissionais de Enfermagem da instituição compreendem bem o papel do Coren/SC em virtude desse amplo contato com a categoria. “Os profissionais de Enfermagem não têm mais aquele estereótipo de um Conselho apenas fiscalizador, eles entendem o Conselho como um defensor da profissão e como um órgão superior para consulta sobre assuntos técnicos. Realmente está muito boa essa nossa relação entre Conselho e profissionais de Enfermagem”, considerou.

Atendendo ao convite da Presidente do Coren/SC, a Gerente de Enfermagem estará presente nas próximas reuniões para organização da Semana Brasileira de Enfermagem, que acontece em maio. “Já estou com ótimas ideias para acrescentar à Semana e que combina bem com a proposta de interação entre as instituições de saúde e de ensino”, adiantou.

A cerimônia no Imperial Hospital de Caridade contou ainda com as presenças do Vice-Provedor da instituição, Luiz Mário Machado; do Tesoureiro Áviton Reis da Silva; e da Conselheira do Coren/SC, Técnica de Enfermagem Rafaela Serpa, que iniciou o trabalho na Enfermagem na instituição. “É muito bom retornar a instituição onde comecei a trabalhar. Se hoje eu sou essa profissional, foi porque aprendi muito aqui”, relatou a Conselheira Rafaela Serpa.

Participe da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil
Todos os profissionais de Enfermagem do Brasil que desejarem participar da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil poderão preencher o formulário on-line: http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem/

A pesquisa “Perfil da Enfermagem no Brasil” é patrocinada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e realizada pelo Ministério da Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e pela Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).