Coren/SC e ABEn/SC iniciam organização da Semana Brasileira de Enfermagem no Estado

Duas reuniões na quarta-feira (27/03) marcaram o início do planejamento das ações para a 74ª SBEn em Santa Catarina. Realizada anualmente, a 74ª SBEn acontece em todo o país no período de 12 a 20 de maio. A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC) e o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) coordenam os trabalhos no Estado.

DSC00132(1)Pela manhã, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, esteve em Blumenau para detalhar as propostas iniciais e ouvir sugestões do grupo para organização da Semana na região. A Conselheira do Coren/SC, que mora em Blumenau, Janara Caroline Ribeiro; a representante do Núcleo de Enfermagem de Blumenau (NEB) da ABEn/SC, Daniela Lourenção; e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Furb, Silvana Scheidemantel, detalharam as possibilidades já levantadas de espaços e contatos com profissionais para oferta de oficinas. “Pensamos inicialmente em trabalhar com um dia todo de atividades, destinando a parte da manhã para parte expositiva e no período da tarde para oficinas, mas ainda vamos ouvir outras instituições de saúde e de ensino da região para fecharmos a programação”, adiantou a Conselheira Janara Caroline Ribeiro.

No final da tarde, Coren/SC e ABEn/SC reuniram-se em Florianópolis com instituições de saúde e de ensino localizadas na Grande Florianópolis para apresentar a proposta da 74ª SBEn. “A Semana Brasileira de Enfermagem deste ano focará na temática ‘Consciência Profissional e a Enfermagem no Cuidado com a Vida’ com uma programação diversificada. Conferências, simpósios, oficinas, exposições, rodas de conversas e atividades comunitárias são algumas das atividades que podem ser desenvolvidas para os profissionais e estudantes de Enfermagem, sempre propondo a interação entre as instituições”, ressaltou a Diretora Científica e Cultural da ABEn/SC, Enfermeira Márcia Sueli Del Castanhel.

A Diretora da ABEn/SC sugeriu ainda que os profissionais de Enfermagem reflitam sobre os seguintes eixos temáticos: 1. Cultura profissional na Formação de Enfermagem; 2. Cultura profissional na Prática Clínica; e 3. Cultura profissional na Gestão de Serviços e Ensino.

DSC00149(1)A Presidente do Coren/SC lembrou que em conjunto com a ABEn/SC pensou-se nas seguintes ofertas de oficinas: Dimensionamento de Pessoal; Trauma; Atualização de Imunização; e Mercado de Trabalho. “Essas foram as propostas iniciais. A organização está aberta para sugestões”, informou.

Os representantes das instituições discutirão essas propostas no ambiente de trabalho e trarão contribuições e detalhes do que planejam realizar na sua organização na próxima reunião marcada para o dia 05 de abril, às 14h, na sede do Coren/SC, localizada na Avenida Mauro Ramos, nº 224, Centro Executivo Mauro Ramos, Centro, Florianópolis.

Programação oficial da 74ª SBEn
Se sua instituição também desenvolverá atividades alusivas à Semana, comunique ao Coren/SC e à ABEn/SC para inclusão do evento na programação oficial. Envie e-mail até 09 de abril para imprensacorensc@gmail.com com: nome do evento, local, data, horário, detalhamento das atividades, contatos e nomes das instituições promotoras.