Sábado (08 de junho) é Dia D de Mobilização Nacional contra a Poliomielite

Crianças entre 6 meses e menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a Poliomielite. A 34ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado (8 de junho), com o Dia D de Mobilização Nacional, e segue até 21 de junho.

A meta é vacinar 12,2 milhões de crianças nessa faixa etária, o que corresponde a 95% da população alvo de 12,9 milhões de crianças no país. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde estima que 382 mil crianças catarinenses precisem ser vacinadas.

Neste sábado (8 de junho), Dia D de Mobilização Nacional contra a Pólio, haverá postos de vacinação volantes localizados estrategicamente em todos os municípios e as unidades básicas de saúde funcionarão das 8h às 17h.

Cerca de 350 mil pessoas estarão envolvidas na realização da campanha em todo país, entre eles muitos profissionais de Enfermagem.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

É importante reforçar que os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar, e se necessário atualizar, a situação vacinal da criança.

A DOENÇA – A poliomielite é uma doença viral, altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.