Centro de Pesquisa e Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde (CEPETEC), da UFSC, já está em funcionamento

O Centro de Pesquisa e Tecnologias de Cuidado em Enfermagem e Saúde (CEPETEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já está funcionando em prédio amplo e moderno. O CEPETEC constitui-se em um centro de referência para a criação, monitoramento, experimentação, avaliação e divulgação de tecnologias inovadoras para o cuidado em Enfermagem e saúde.
A estrutura abriga laboratórios de experiências cuidativas e sediará grande parte das atividades desenvolvidas pelo Departamento de Enfermagem da UFSC.

DSC01323

Inaugurado em 10 de maio deste ano, nas comemorações da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem, o CEPETEC conta com uma área de 2.700m² distribuída em 5 andares. “É uma estrutura importante que possibilitará avanços ainda mais significativos no trabalho realizado pela Enfermagem da UFSC. Concederá suporte para a realização e integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo professores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação de Enfermagem da UFSC”, avalia a professora da UFSC e Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Dra. Denise Pires.

DSC01193

Para o Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e professor da UFSC, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, a inauguração do CEPETEC representa reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante anos pela Enfermagem da UFSC. “A produção de conhecimento em Enfermagem aprimora a qualificação da formação profissional e acadêmica e consequentemente reflete em melhores práticas assistenciais para a população”, explanou.

DSC01340

A Conselheira Dra. Denise Pires complementou: “A UFSC faz parte da história da Enfermagem Catarinense. A instituição fundou o primeiro curso de Graduação em Enfermagem em Santa Catarina, em 1969, e o primeiro Programa de Pós-Graduação com Curso de Mestrado e de Doutorado em Enfermagem. A expertise da Enfermagem da UFSC tem sido colocada a serviço do fortalecimento da profissão, em especial pelas diversas parcerias estabelecidas com outras de escolas do Estado, trocando experiências e conhecimentos. Além disso, professores e alunos da UFSC têm contribuído para o fortalecimento das entidades que representam a Enfermagem no país e no Estado participando ativamente da vida associativa e da direção de entidades como ABEn, ABEn/SC, Coren/SC e Cofen”.

Unidades que compõem o CEPETEC:

1 – Laboratório de Práticas de Saúde Cuidativas Simuladas (LPS)
2 – Laboratórios de Telessaúde e Teleeducação (LTT);
3 – Laboratórios de Produção de Tecnologias (LPT) em:
• LPT – Cuidado a Saúde da Família e Promoção da Saúde
• LPT – Cuidado a Saúde da Mulher, do Recém-Nascido e da Criança