Carta Aberta à Enfermagem sobre a novela “Amor à Vida”

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) informa que está atento às manifestações culturais, artísticas e jornalísticas que se referem à Enfermagem. Como entidade representativa da Enfermagem, o Coren/SC, além das atribuições de normatizar, disciplinar e fiscalizar o exercício ético-profissional, luta pela valorização e respeito profissional.

Diante de diversas manifestações recebidas de profissionais de Enfermagem de Santa Catarina sobre a novela “Amor à Vida”, veiculada de segunda a sábado na Rede Globo, o Coren/SC esclarece o posicionamento sobre a situação e as atitudes já executadas sobre o assunto pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já enviou carta à Rede Globo de Televisão para solicitar reunião com o autor Walcyr Carrasco na intenção de apresentar o panorama da profissão e discutir possibilidades de dramatizações que possam dar ênfase às ações profissionais prestadas. A Rede Globo respondeu: “No caso da dramaturgia, especialmente as telenovelas, a estória é obra autoral de ficção, não retratando a realidade. As novelas são resultado da imaginação dos autores, portanto ilustram fantasias, sem vínculo com a realidade”.

Mesmo diante dessa explicação e respeito ao direito de liberdade de expressão, assegurado pelo inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal, o Coren/SC reitera sua preocupação com a imagem dos profissionais de Enfermagem especialmente porque muitos telespectadores confundem ficção e realidade. Não é raro notícias de atores que apanham na rua em função dos papeis desenvolvidos.

Pelo exposto, o Coren/SC destaca que acompanha a cada situação que coloque a profissão e os profissionais de Enfermagem em situações constrangedoras ou conflituosas e reafirma que está sempre estudando e implementando ações para valorização da profissão. No caso da novela em específico, o Coren/SC explica que não tem autoridade legal para proibir ou impedir a veiculação de conteúdo artístico-cultural, pois como relatado no parágrafo anterior a liberdade de expressão, felizmente, é um direito conquistado há anos pelo povo brasileiro. “É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”, preconiza o inciso IX do artigo 5º da Constituição Federal.