Coren/SC lança publicações e encerra com conferência o 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem

Os livros “Consolidação da Legislação e Ética Profissional – Volume 1 – Revisado e Atualizado”, da Série Cadernos Enfermagem, e “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”, da Coleção Coren/SC Orienta, foram lançados oficialmente no 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE), realizado em Natal (RN) na semana passada.

As publicações do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) foram produzidas, com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), para atualizar os conhecimentos dos profissionais de Enfermagem. “A Série Cadernos Enfermagem apresenta orientações gerais para o agir ético e técnico-profissional. Esse 1º volume, segunda edição, “revisado e ampliado” em 2013 reúne as principais leis, decretos e resoluções pertinentes à Enfermagem e já foi distribuído para os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem regularmente inscritos no Coren/SC.

Maria do Carmo e Liginha

Já a Coleção Coren/SC Orienta apresenta orientações direcionadas para áreas específicas. A 1ª edição do Coren/SC Orienta – Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro aborda a importância e a obrigatoriedade das instituições contarem com Enfermeiros Responsáveis Técnicos, explica o fluxo para solicitação de Responsabilidade Técnica, bem como os modelos para requerimento e congrega as normas sobre esse assunto”, detalhou no lançamento a Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, uma das organizadoras das duas publicações.

Em breve, a Coleção Coren/SC Orienta – Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro também será distribuída. A entrega, neste caso, será feita apenas para Enfermeiros porque se trata de atividade específica destes profissionais.
“O lançamento foi um sucesso. A nossa Série Cadernos Enfermagem já é referência na área e tenho certeza que essa nova publicação Coleção Coren/SC Orienta também vai se consolidar como um importante instrumento de orientação para os profissionais de Enfermagem”, avaliou Maria Lígia.

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina está neste ano finalizando uma terceira publicação: “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”, da Coleção Coren/SC Orienta.

Conferência de Encerramento

A Conferência “Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar”, ministrada pela Conselheira do Coren/SC Enfermeira Dra. Denise Pires, encerrou as atividades do 17º SENPE. “O objetivo dessa conferência foi sintetizar o conjunto de aspectos abordados no 17º SENPE. Não como um relatório, mas proporcionar uma discussão sobre o que existe consolidado na pesquisa desenvolvida pela Enfermagem Brasileira e os desafios que precisam ser superados para fortalecer a produção do conhecimento”, ressaltou a Conselheira do Coren/SC.

Denise

Denise Pires levou os participantes a refletirem sobre o trabalho profissional da Enfermagem: “A conferencista explicou que o trabalho da Enfermagem tem três dimensões básicas: 1) cuidar da saúde de indivíduos e grupos, da concepção à morte; 2) dimensão administrativo-gerencial, que abrange a coordenação do trabalho coletivo da Enfermagem; administração do espaço assistencial; e a participação no gerenciamento institucional das instituições de saúde; 3) educar no processo de cuidar, educar e pesquisar em saúde e Enfermagem, que compreende o educar no próprio processo de cuidar, a educação permanente no trabalho e o educar para a formação de novos profissionais. Essa dimensão educar associa-se a produção de conhecimentos que é um desafio permanente”, detalhou.

A Conselheira do Coren/SC finalizou a conferência apresentando os desafios atuais da Enfermagem como ciência do cuidar. Entre as transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar, a conferencista resaltou a realização, em maio deste ano, do 1º Encontro dos Pesquisadores de Enfermagem CNPq – o CNPq é hoje um dos principais financiadores da pesquisa no país. Ressaltou que neste encontro abordou-se a necessidade de mudar o enquadramento das pesquisas da área de Enfermagem.

Na conferência, a Dra. Denise Pires sugeriu reorganizar a árvore de enquadramento das pesquisas em Enfermagem, da seguinte forma:

“ 1.Cuidado de Enfermagem (nas dimensões individual e coletiva, nos diversos espaços de intervenção em saúde), associando a umas das cinco sub áreas abaixo:
– saúde da criança e adolescente
– saúde do adulto e idoso
– saúde da mulher
– saúde mental
– situações de adoecimento

2.Trabalho, organização e gestão em Enfermagem e saúde.
3. História, filosofia e ética em Enfermagem e saúde.
4. Educação em Enfermagem e saúde.
5. Tecnologias e inovação tecnológica em Enfermagem e saúde
6. Enfermagem, políticas públicas e prioridades em saúde”.

Outros desafios também foram citados pela conferencista: “atuação interdisciplinar com negociação técnica-política para tomada de decisões cotidianas; fortalecimento das entidades representativas da Enfermagem e práticas democráticas com união de ação em defesa da profissão e do direito à saúde; respeito aos parâmetros éticos no agir cotidiano; defesa de ações tecnicamente competentes e seguras para trabalhadores e usuários e conquista de condições adequadas de trabalho para prestar cuidados seguros e de qualidade”.

17º SENPE

Maior evento de pesquisa científica da Enfermagem, o 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) reuniu mais de mil profissionais e cerca de 1300 trabalhos científicos durante os dias 3,4 e 5 de junho em Natal (RN).
Nessa edição, o evento trouxe como central “O clássico e o emergente: desafios da pesquisa em enfermagem”, orientado por três eixos temáticos: os desafios da ética e bioética na produção do conhecimento em Enfermagem; questões antigas e novas da pesquisa em Enfermagem; o quê e para quê pesquisar: limites e possibilidades das linhas e grupos de pesquisa em Enfermagem.
O SENPE é realizado a cada dois anos por promoção da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). A Vice-Presidente da ABEn Nacional e Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, e a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo, também estiveram presentes.