Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos assume com a proposta de aprimorar os trabalhos na área

Formado por uma Enfermeira, um Técnico e um Auxiliar de Enfermagem, a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, foi empossada na terça-feira (18 de junho) pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para gestão 2013-2015.

“Os membros da Comissão de Ética de Enfermagem terão a tarefa de reforçar para os trabalhadores de Enfermagem da instituição a importância do desenvolvimento das ações de forma ética, além de contribuir com atividades de educação permanente da equipe”, explicou a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Mestre Tânia Soares Rebello.

A Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos é composta pelos seguintes membros: Enfermeira Mônica Ferreira Gruner, Técnico de Enfermagem Antonio Carlos da Cunha e Auxiliar de Enfermagem Ricardo da Costa Silva.

Para a Gerente de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos, Enfermeira Maria Cristina Kering Salvador, a Comissão de Ética contribuirá para o aprimoramento das ações, bem como visibilidade e valorização dos profissionais de Enfermagem da instituição. O Hospital Nereu Ramos conta hoje com 223 profissionais de Enfermagem, são: 41 Enfermeiros, 109 Técnicos de Enfermagem e 73 Auxiliares de Enfermagem.

“A Comissão tem a proposta de aprimorar o nosso trabalho e dos colegas profissionais de Enfermagem, além de agregar novos conceitos para valorização da profissão e melhores práticas na assistência para atendimento à população”, ressaltou o membro da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos, Auxiliar de Enfermagem Ricardo da Costa Silva.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, parabenizou os profissionais de Enfermagem da instituição e os membros da Comissão pelo engajamento e destacou as ações do Conselho para qualificação da assistência de Enfermagem. “A fiscalização do Coren/SC atua como suporte às ações do Gerente de Enfermagem e dos próprios profissionais de Enfermagem. Em cada fiscalização, lutamos para que o estabelecido em lei seja cumprido. Aqui no Hospital Nereu Ramos, por exemplo, identificamos déficit de profissionais de Enfermagem e solicitamos que o Governo do Estado contratasse mais profissionais. Como a notificação não foi atendida, tivemos que ajuizar ação civil pública”, detalhou.

“E agora no final de abril eles já contrataram mais profissionais de Enfermagem. Realmente, o Coren/SC nos apoia para a qualificação da assistência em Enfermagem”, respondeu a Gerente de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos.

“Com mais trabalhadores de Enfermagem, todos ganham: trabalhador que consegue desenvolver o seu trabalho com qualidade; a instituição que presta um melhor atendimento e o usuário que recebe esse cuidado qualificado”, finalizou a Presidente do Coren/SC.

Após a posse, a equipe do Coren/SC reuniu-se com a Gerência de Enfermagem e com os membros recém-empossados para as primeiras orientações.

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Nereu Ramos

• Enfermeira Mônica Ferreira Gruner – Coren/SC 25.233