Câncer: Avanços no Tratamento e Desafios da Atenção Oncológica no SUS pautam encontro brasileiro

Evento acontecerá nos dias 1 e 2 de agosto, no Hotel Cambirela, em Florianópolis

folder
Nos dias 1 e 2 de agosto, Florianópolis sediará o IV Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer e o VIII Encontro Catarinense da Mulher Mastectomizada. Profissionais e estudantes da área da saúde, pacientes e interessados no assunto debaterão sobre: desafios da atenção oncológica no SUS, avanços no tratamento e importância de uma medicina humanizada, câncer e gênero, direitos dos pacientes e perspectivas para o controle do câncer no Brasil.

“Serão dois dias de atividades com o propósito de integrar os diversos públicos que desejam debater e buscar melhorias das políticas públicas na área do controle do câncer”, destacou a Vice-Presidente da Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), Ronilda Maria Vieira.

Realizado a cada dois anos, o evento também trará experiências de sucesso em implantação em outros Estados, como no caso de São Paulo, que está padronizando os atendimentos em diversas instituições de saúde pública. “A padronização dos atendimentos também é muito importante para os catarinenses, pois hoje muitos pacientes têm que se deslocar do interior para a Capital do Estado em busca de tratamento. Câncer não pode depender de sorte”, expressou a Vice-Presidente da AMUCC. Ela conta que encontros anteriores foram fundamentais para muitos avanços no tratamento hoje oferecidos na rede pública de saúde do Estado. “Em 2011, discutimos a necessidade de disponibilizar medicamentos de alto custo para portadores de câncer de mama. Trouxemos também a experiência do Estado de São Paulo, que reforçou essa nossa demanda e contribuiu para que se tornasse uma realidade aqui no Estado”, detalhou.

Profissionais de renome na área foram convidados para ministrar as palestras. Já confirmaram presença como palestrante representantes dos seguintes órgãos: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (SP), Instituto Avanços em Medicina (SP), Sociedade Brasileira de Mastologia Regional (SC), Centro de Pesquisa Projeto HPV – HU/SC, Oncologia Clínica Florianópolis (SC), Aliança de Controle do Tabagismo (RJ), Núcleo de Advocacy do Instituto Oncoguia (SP), CEPON (SC), Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale – SP), Defensoria Pública Federal e Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC). “Para a Palestra Magna, convidamos o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mas ainda não recebemos a confirmação”, relatou a Ronilda Maria Vieira.

Os eventos têm inscrições gratuitas pelo site: www.encontroamucc.com.br. Há opção de contribuir com R$15,00 e adquirir um kit do evento. Esse recurso servirá para a AMUCC custear as despesas do evento. A programação também está disponível no site.

O IV Encontro Brasileiro de Portadores de Câncer e o VIII Encontro Catarinense da Mulher Mastectomizada são promovidos pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) e têm apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), dentre outros órgãos.