Coren/SC empossa Comissão de Ética de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas

Pela primeira vez desde que foi inaugurada há 66 anos, a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, formou a Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. Em solenidade na própria Maternidade na terça-feira (10 de setembro), a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e a Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/SC, Tânia Soares Rebello, empossaram os membros efetivos e suplentes da Comissão de Ética de Enfermagem da Maternidade. A Comissão desenvolverá as atividades de 10 de setembro de 2013 a 09 de setembro de 2015.

Darcy Vargas
Para a Gerente de Enfermagem da Maternidade, Lis Elena Westphal, a Comissão contribuirá com o exercício ético dos profissionais de Enfermagem da instituição. “Uma das atribuições da Comissão de Ética é orientar os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem sobre o Código de Ética, promovendo atividades para que as dúvidas sejam esclarecidas”, citou.

Compete à Comissão de Ética das Instituições de Saúde, conforme Resolução Cofen nº 172/1994:

a) Garantir a conduta ética dos profissionais de Enfermagem na instituição.
b) Zelar pelo exercício ético dos profissionais de Enfermagem na instituição, combatendo o exercício ilegal da profissão, educando, discutindo e divulgando o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
c) Notificar ao Conselho Regional de Enfermagem de sua jurisdição irregularidades, reivindicações, sugestões, e, as infrações éticas.

A Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Tânia Soares Rebello, destacou que a equipe do Coren/SC está à disposição para orientá-los na realização das atividades. “O trabalho da Comissão de Ética de Enfermagem requer primeiramente muito estudo e depois sensibilização dos profissionais para a necessidade do comportamento ético-profissional para assistência segura e de qualidade”, destacou.

Publicação Coleção Coren/SC Orienta – Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde

Darcy Vargas (1)
A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, anunciou que as equipes do Coren/SC e da Comissão de Ética do Coren/SC estão finalizando a publicação “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”, que integrará a Coleção Coren/SC Orienta. “O livro abordará a legislação pertinente à Comissão de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde, os procedimentos em caso de denúncia na instituição e modelos de documentos de Regimento Interno, de Planejamento Anual, de Relatório; tudo para facilitar o trabalho das Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”, explicou. No site do Coren/SC, os profissionais de Enfermagem também encontram muitas orientações sobre Comissões de Éticas das Instituições de Saúde.

Participantes da cerimônia

Também prestigiaram a cerimônia de posse: o Diretor da Maternidade, Dr. Fernando Marques Pereira; a Conselheira do Coren/SC, Marlene Serafim de Oliveira e os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC -Subseção Joinville Deyse Bertotti e Charles Carvalho de Souza.

Membros da Comissão de Ética de Enfermagem da Maternidade Darcy Vargas

Efetivos