Presidente do Coren/SC é homenageada pela atuação em favor da Enfermagem

big__MG_5019A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, recebeu a “Comenda Maria José Chaves Costa”, concedida em reconhecimento a aqueles que contribuem para o desenvolvimento da profissão no país. A solenidade foi realizada no Maranhão na quinta-feira passada (12 de setembro), após a Assembleia de Presidentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais.

Ao entregar a honraria para a Presidente do Coren/SC, a Presidente do Coren/MA, Célia Maria Santos Rezende, enfatizou a postura do Coren/SC na greve dos servidores públicos estaduais em 2012. Durante a greve, a equipe do Coren/SC orientou os profissionais de Enfermagem sobre direitos e deveres em situações de greve e frisou para as autoridades do Governo do Estado a necessidade de negociação com a categoria, além da oferta de condições adequadas de trabalho para assistência segura e de qualidade. Na época, a Presidente do Coren/SC explicou que muitos problemas já vinham sendo notificados pelo Coren/SC e que o Governo do Estado não estava respondendo com as devidas regularizações. O Coren/SC teve que recorrer à justiça para o cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem.

O cerimonial também destacou: “O Coren/SC têm investido muito para garantir a aplicabilidade da legislação pertinente à Enfermagem nas instituições de saúde e de ensino, estabelecendo metas de fiscalização e capacitando os profissionais de Enfermagem. Publicações, como a Série Caderno Enfermagem e a Coleção Coren/SC Orienta, foram lançadas e entregues aos profissionais”.

Amadigi ressaltou que essa comenda representa um mérito da equipe do Coren/SC por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos.

Sobre a honraria
A honraria, instituída pela Gestão 2012-2014 do Coren/MA, traz no título o nome da primeira Presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão. Maria José Chaves Costa prestigiou a solenidade.

Os homenageados
Nesta edição, a Comenda foi entregue a 24 personalidades. Do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, foram homenageados cinco presidentes dos Conselhos Regionais, representando um de cada região, além do Presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque. Das outras regiões brasileiras, foram homenageados os seguintes Presidentes: Rubens Schröder Sobrinho (MG), Eleonor Raimundo da Silva (MT), Gilvan Brolini (RR) e Ronaldo Miguel Beserra (PB).

COF_6569-1024x678