Coren/SC reunirá vereadores, prefeitos e vices da área da Enfermagem para planejar ações para a saúde

Estratégia, neste momento, foca na esfera municipal para fortalecer programas e serviços de saúde oferecidos na rede pública dos municípios catarinenses

Vereadores, Prefeitos e Vice-Prefeitos de municípios catarinenses que são da área da Enfermagem estarão reunidos na quinta-feira (19 de setembro) com a equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para discutir ações específicas para a área da Enfermagem, que resultará diretamente em melhoria na assistência de Enfermagem prestada à população.

Trata-se do 1º Encontro de Autoridades Políticas Executivas e Legislativas da Enfermagem da Esfera Municipal Catarinense, uma iniciativa do Coren/SC com parceria da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), que mapeou com base dos dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) essas autoridades em todo o Estado. O Encontro acontecerá das 9h às 12h na sede do Conselho, localizada na Avenida Mauro Ramos, 224, Centro, Florianópolis.

Ao todo, no Estado, são 37 Vereadores, 1 Prefeita e 1 Vice-Prefeita que declaram ao TRE serem profissionais de Enfermagem. Eles representam 38 municípios catarinenses: Anchieta, Antônio Carlos, Armazém, Balneário Rincão, Bela Vista do Toldo, Biguaçu, Bocaina do Sul, Bom Jesus do Oeste, Braço do Trombudo, Calmon, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cocal do Sul, Coronel Freitas, Ilhota, Imbituba, Ipumirim, Irani, Irineópolis, Itapema, Jupiá, Modelo, Otacílio Costa, Palhoça, Peritiba, Ponte Alta do Norte, Rancho Queimado, Riqueza, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São Carlos, São João do Itaperiú, São João do Sul, São Miguel da Boa Vista, Tijucas, Três Barras, Treze de Maio e Urubici.

Para a Presidente do Coren/SC, Felipa Amadigi, idealizadora do Encontro, a ideia é promover a troca de experiências entre o grupo e sugerir ações a serem implementadas nos municípios para atender as reivindicações da categoria e aprimorar o setor da saúde. “A Enfermagem é uma profissão muito representativa tanto pela importância do trabalho desempenhado quanto pelo número de profissionais, que supera os 47 mil em Santa Catarina, entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Somos quase 60% da força de trabalho na área da saúde”, destacou.

O Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, também estará presente e ministrará a palestra “Participação Política na Enfermagem”.

O Coren/SC e as três esferas

Desta vez, o Encontro será focado na esfera municipal, mas constantemente a equipe do Coren/SC articula-se com os representantes das esferas federal e estadual para sensibilizá-los para melhorias para o sistema de saúde e para as lutas da Enfermagem, a exemplo da Campanha Saúde+10 (projeto de iniciativa popular que prevê a destinação de 10% da receita corrente bruta da União ao SUS); da regulamentação da jornada de 30h semanais e do piso salarial nacional para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem; e recentemente a manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico.