Coren/SC levou conhecimento para os participantes do 16º CBCENF

Luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais também foi lembrada por Santa Catarina

Na abertura do 16º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o Coren/SC mais uma vez mostrou o engajamento na luta pela regulamentação da jornada de 30h semanais. Trinta profissionais e estudantes de Enfermagem de diversos Estados Brasileiros foram convidados para compor a delegação de Santa Catarina e entrar com camisetas das 30h. O grupo cantou em coro “30h Já! 30h Já!” e contagiou a plateia, que gritou junto pelas 30h.

DSC06598

O 16º CBCENF reuniu cerca de 6 mil congressistas de 2 a 5 de outubro, na cidade de Serra (ES), vizinha a Capital Vitória.

Para a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, a regulamentação da jornada de 30h semanais é uma necessidade para que os profissionais de Enfermagem prestem uma assistência segura e de qualidade. “Este é também o momento de mais uma vez de levantarmos a bandeira pela regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria. O Projeto de Lei nº 2295/2000, que trata do assunto, já está pronto para votação e precisa ser incluído na Ordem do Dia do Congresso Nacional”, explicou.

Neste 16º CBCENF, o Coren/SC apresentou as metas da fiscalização no Estado, a logística de trabalho e os resultados alcançados. “De janeiro de 2012 até dezembro deste ano, o Coren/SC pretende alcançar 100% das fiscalizações aos hospitais de grande, médio e pequeno porte; das Secretarias Municipais; dos Samus e dos serviços de saúde de unidades prisionais. E vamos alcançar”, enfatizou a Presidente do Coren/SC.

Os números apresentados no 16º CBCENF, atualizados em setembro de 2013, são:
• 100% dos hospitais de grande porte;
• 85% dos hospitais de médio porte;
• 75% hospitais de pequeno porte;
• 80% das Secretarias Municipais;
• 100% Samus;
• 100% Serviços de Saúde de unidades prisionais.

O Coren/SC também distribuiu aos visitantes do estande alguns exemplares da publicação “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”, da Coleção Coren/SC Orienta, que foi lançada neste ano pelo Conselho com apoio do Cofen. “A publicação reúne leis que fundamentam a obrigatoriedade da anotação da Responsabilidade Técnica; atribuições do Responsável Técnico; e procedimentos para solicitação, renovação e cancelamento”, destacou Amadigi.

Os profissionais do Conselho também lembraram que o Coren/SC está investindo muito em conhecimento para os profissionais de Enfermagem de Santa Catarina, a exemplo da Série Cadernos Enfermagem, já entregue aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. “Todas as publicações estão disponíveis no site do Coren/SC: www.corensc.gov.br e podem ser consultada com facilidade”, explicou a Conselheira Marlene Serafim de Oliveira.

O livro “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro” também está sendo entregue aos profissionais de Enfermagem de Santa Catarina e instituições de saúde e de ensino. Em breve, uma nova publicação comporá a Coleção Coren/SC Orienta e abordará sobre Comissão de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde.

Na opinião dos congressistas, o estande do Coren/SC apresentou com clareza muitos projetos e ações desenvolvidos. Depois de visitar todos os estandes, as professoras Glacione Sampaio e Eveline Rosa Barbosa, do Espírito Santo, fizeram questão de retornar para parabenizar a equipe do Coren/SC pelo trabalho. “Vocês estão de parabéns, percebemos um grande comprometimento do Coren/SC com os profissionais de Enfermagem. Em minha opinião, esse estande destacou-se dentre os demais”, disse Glacione.

A Técnica de Enfermagem e estudante de graduação em Enfermagem do município de São Lourenço do Oeste (SC) Ivonete Gonçalves também adorou o estande do Coren/SC. “Está muito legal. Esse enfoque nos livros e fiscalização foi muito bom, porque transmite muitas informações para os congressistas”, avaliou.

Para o representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, “o CBCENF é momento de reencontro dos dirigentes do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, colaboradores e grupos políticos que compõem o sistema. É também momento para conhecer novas experiências no campo da Enfermagem e saúde e estimular a continuidade da luta por saúde de qualidade para população e defesa dos interesses dos profissionais de Enfermagem”.

O 16º CBCENF
Realizado anualmente, Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem é uma promoção do Sistema Cofen/Conselhos Regionais para levar o conhecimento científico aos profissionais e estudantes de Enfermagem, incentivando a excelência no aprimoramento dos congressistas através de cursos, oficinas, palestras, debates, apresentação de trabalhos científicos.

Neste ano, o Congresso teve como temática “Compromisso com a Ética e Responsabilidade Social”.