Encontro de Responsáveis Técnicos em Criciúma capacitou profissionais para implantar POP e Protocolo

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) reuniu na semana passada (30 de setembro) os Responsáveis Técnicos da região Sul do Estado para atualização profissional. Mais de cem Responsáveis Técnicos participaram do Encontro, realizado na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC).

O Conselheiro do Coren/SC Jacks Soratto e a Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, explicaram o papel das entidades representativas da Enfermagem. “O Coren/SC atua em defesa da profissão, fiscalizando as instituições onde trabalham Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para que a legislação pertinente à Enfermagem seja cumprida. A fiscalização, portanto, defende a Enfermagem. Ela garante que a profissão seja exercida por profissionais capacitados para a função, e assim defende a sociedade para que receba cuidado seguro e de qualidade”, destacou Helga Bresciani.

DSC06537
Ética na Profissão e Comissão de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde também foi abordado no Encontro pela Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello. Tânia abordou preceitos éticos da profissão fazendo reflexões sobre o agir ético dentro do trabalho. Ressaltou a importância da constituição de Comissões de Ética nas instituições com 20 ou mais profissionais e explicou o papel dessas comissões no dia a dia do trabalho na Enfermagem. “É necessário pensar e refletir sobre ética em todos os momentos do trabalho, e não apenas quando acontece algo errado. Pensar de forma ética ajuda a prevenir problemas e contribui na resolução de diversos conflitos”, frisou.

Em outro momento, Helga Bresciani ressaltou a parceria do Responsável Técnico com o Coren/SC como agente multiplicador do cumprimento da legislação e explicou as atribuições e requisitos para assumir a RT. “A responsabilidade técnica não serve apenas para cumprir a legislação, ele tem deveres e responsabilidades com a sociedade e com a Enfermagem.”

No período da tarde, Tânia Rebello ministrou a Oficina de POP e Protocolo de Enfermagem na Atenção à Saúde. “Implantar POP e Protocolo possibilita a efetividade da Sistematização da Assistência da Enfermagem; fornece ao profissional de Enfermagem a instrumentalização necessária para a atuação com segurança, autonomia e compromisso ético; proporciona avaliação continuada do desempenho profissional e da assistência prestada”, explicou.

O Coren/SC distribuiu aos Responsáveis Técnicos o vídeo institucional e a publicação “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”, da Coleção Coren/SC Orienta, para que sejam apresentados aos profissionais de Enfermagem das instituições de saúde.

Confira as fotos do evento no Facebook do Coren/SC: www.facebook.com/CorenSC