Doutoranda da UFSC oferece capacitação para utilização da ferramenta Ripsa

Curso será ministrado em Joinville durante dois encontros
Como parte do projeto de Doutorado, a professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Enfermeira Msc. Vanessa Luiza Tuono Jardim, ministrará o curso “Capacitação para Enfermeiros e Gestores da Rede de Atenção Básica de Joinville para utilização da Ripsa – Rede Iteragencial de Informações para a Saúde”. A capacitação acontecerá em dois encontros: dias 16 de outubro (das 14h às 17h) e 5 de novembro (das 14h às 17h), nos Laboratórios de Informática, Blocos 4 e 5, Campus Joinville do IFSC, localizado na Rua Pavão, 1337 Bairro Costa e Silva, Joinville.
“O Ripsa, Rede de Informações que abriga uma plataforma virtual de dados abastecida pelos Sistemas de Informação e monitorada por profissionais de diversos órgãos, é uma ferramenta essencial ao planejamento do trabalho na Rede Básica de Atenção à Saúde. Os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde (IDB) são resultado do Ripsa”, detalha Vanessa Jardim.
Os participantes receberão certificado com carga horária de 30h. Interessados devem enviar e-mail para vanessa.tjardim@gmail.com com nome completo, e-mail e CPF. As inscrições são gratuitas e limitadas.

A pesquisa de Doutorado
O projeto de pesquisa de Doutorado da Enfermeira Msc. Vanessa Luiza Tuono Jardim tem como tema “Tecnologia Educacional na Capacitação de Enfermeiros para utilização da Ferramenta Ripsa”. O objetivo geral do projeto consiste em desenvolver e avaliar uma estrutura de ensino e aprendizagem à distância utilizando o sistema Moodle® para capacitação de Enfermeiros da atenção básica para utilização da ferramenta Ripsa.
Para tanto, a Doutoranda dividirá aleatoriamente os participantes em dois grupos: um terá aulas com foco nos encontros presenciais e outro com enfoque na capacitação por meio do ambiente virtual. A proposta é responder a seguinte pergunta da pesquisa: “Uma capacitação estruturada na modalidade virtual de ensino estruturado no Moodle®, para o manejo da ferramenta RIPSA é eficiente para instrumentalizar os enfermeiros que atuam na atenção básica?”.
Como objetivos específicos, Vanessa deseja: identificar as principais lacunas do conhecimento de Enfermeiros da atenção básica referentes à utilização da ferramenta RIPSA; estruturar um modelo de capacitação na modalidade EaD (Educação à Distância) utilizando o sistema Moodle®; e analisar conteúdo, aplicabilidade e usabilidade do modelo educacional desenvolvido e da RIPSA por meio da norma ISO/IEC 14598-1:1999.