65º CBEn: Conselheiro Jacks Soratto apresenta case catarinense de sucesso na realização da Semana Brasileira da Enfermagem

Durante a realização do 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem (65º CBEn), o Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Jacks Soratto relatou a experiência das entidades de Enfermagem na realização da 74ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) no Estado de Santa Catarina.

Para o desenvolvimento de mais de 100 atividades em todas as regiões do Estado, o Coren/SC e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn/SC) contaram com apoio do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e parceria com universidades, escolas técnicas de Enfermagem, instituições de saúde e entidades sindicais.

As ações da 74ª SBEn contemplaram cursos, palestras, conferências, minicursos, web conferência, workshops, painéis e mesas-redondas, envolvendo um contingente de mais de 4000 profissionais e estudantes de Enfermagem.

O Conselheiro Jacks Soratto reforçou que a realização da 74ª SBEn demonstrou a concretização de uma política aliança e soma de esforços em defesa da profissão, assumida recentemente pelas organizações representativas da Enfermagem no Estado. “As atividades desenvolvidas na 74ª SBEn contribuíram para ampliar a visibilidade da profissão na sociedade e para a atualização profissional, consistindo em reforço à necessária educação permanente de profissionais e educadores. A experiência contribuiu, ainda, para a formação de estudantes de graduação e de nível médio, para promover a interação entre colegas, assim como se constituiu em um espaço privilegiado de reflexão acerca das lutas da Enfermagem, a saber: regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria (Projeto de Lei nº 2295/2000), Piso Salarial Nacional (PL 4924/2009), Formação Continuada (PL 4868/2012) e aposentadoria especial”, concluiu.