Nova Presidente da ABEn Nacional é de Santa Catarina

Representantes do Coren/SC e da ABEn-SC a homenagearam na solenidade de posse

A Enfermeira Ângela Maria Alvarez é a nova Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) para a gestão 2013-2016. Ângela Alvarez tomou posse em solenidade no Rio de Janeiro no dia 9 de outubro, durante 65º Congresso Brasileiro de Enfermagem (65º CBEn).

diretoria 2014-2016
Ângela Alvarez, Doutora em Enfermagem, é Professora Associada do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem na Universidade Federal de Santa Catarina. Coordena o Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional. Foi Conselheira Fiscal da ABEn Nacional na gestão 2007-2010. Por duas gestões, Ângela Alvarez foi Presidente da ABEn – Seção Santa Catarina (2001-2004 e 2004-2007).

A Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) Enfermeira Dra. Denise Pires e a Presidente da ABEn-SC, Enfermeira Msc. Maristela Assumpção de Azevedo, entregaram à Ângela Alvarez placa de homenagem, desejando sucesso. “A Enfermagem de Santa Catarina mais uma vez reafirma o compromisso e a contribuição com o fortalecimento de nossa profissão para garantia de cuidados seguros e de qualidade à população brasileira”, enfatizava trecho da homenagem.

homenagem ABEn SC e Coren SC
A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, também transmitiu mensagem à Ângela Alvarez, lida na cerimônia de posse. “É uma honra para Santa Catarina termos pela primeira vez uma representante do Estado no mais importante cargo da ABEn, organização que ao longo de décadas vem fazendo muito pela valorização e qualificação da Enfermagem Brasileira. Os avanços são resultado de um trabalho árduo e coletivo e ainda temos muito a conquistar. Desejamos sucesso nesta nova empreitada e reforçamos que o Coren/SC é um grande parceiro da ABEn Nacional e ABEn Santa Catarina. Conte conosco!”.

Nesta gestão da ABEn Nacional, uma outra profissional de Enfermagem de Santa Catarina tomou posse como Tesoureira. Juliana Vieira de Araújo Sandri é Enfermeira, Doutora em Enfermagem e atua como professora do Curso de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Juliana já foi Conselheira Fiscal da ABEn Nacional.

Na gestão anterior da ABEn Nacional, a coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Helga Bresciani, ocupou o cargo de Vice-Presidente da ABEn Nacional.

Na ABEn-SC, também foram eleitos novos membros. A Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda deverá ser empossada em novembro como Presidente.

Gestão 2013-2016 da ABEn Nacional

Presidente – Ângela Maria Alvarez
Vice-Presidente – Lucília de Fátima Santana Jardim
Secretária Geral – Julmira Maria Barroso da Costa
Primeira Secretária – Juliana Garcez
Tesoureira – Juliana Vieira de Araújo Sadri
Segunda Tesoureira – Maria Aparecida Santana
Diretora de Educação – Leila Bernarda Donato Gottems
Diretor de Assuntos Profissionais – Marcos Antonio Gomes Brandão
Diretora Científico Cultural – Margarita Ana Rubin Unicovsky
Diretora de Publicações e Comunicação Social – Maria Márcia Bachion
Diretora do CEPEn – Regina Aparecida Garcia de Lima

Gestão 2013-2016 da ABEn Santa Catarina
Presidente – Maria Ligia dos Reis Bellaguarda
Vice-Presidente – Maritê Ignês Argenta
Secretária Geral – Mágada Tessmann Schwalm
Primeira Secretária – Karina Cardoso Gulbis Zimmermann
Primeira Tesoureira – Anita Terezinha Zago
Segunda Tesoureira – Maristela Assumpção de Azevedo
Diretora de Educação – Edlamar Kátia Adamy
Diretora Científico-Cultural – Daniela Campos de Andrade Lourenção
Diretora de Assuntos Profissionais – Eleide Margareth Pereira Farhat
Diretora de Publicação e Comunicação Social – Angela Regina Kirchner
Diretora do CEPEn – Betina Hörner Schlindwein Meirelles