Conselheira Denise Pires apresenta trabalho relacionando novas tecnologias e cargas de trabalho dos Profissionais de Saúde em Conferência Internacional

Única brasileira na Conferência Internacional sobre o software ATLAS.ti, realizada em Berlim, na Alemanha, no mês de setembro, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina e Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Denise Pires, apresentou o trabalho “Novas tecnologias e cargas de trabalho dos profissionais de saúde”.

Imagem1

O trabalho é parte de uma pesquisa realizada sob a coordenação da Dra. Denise Pires e foi elaborado pelas Doutoras Denise Pires, Letícia de Lima Trindade, Eliane Matos, Eliana Pinho de Azambuja e Magda Scherer. O trabalho apresentado analisou a influência de novas tecnologias utilizadas no setor saúde sobre as cargas de trabalho dos profissionais que atuam na área. O estudo envolveu cinco hospitais de três cidades do Brasil e Holanda.

Denise Pires conta que as instituições de saúde pesquisadas foram escolhidas intencionalmente. “Esses hospitais em que realizamos a pesquisa são instituições de referência na utilização de inovações tecnológicas; e os profissionais de saúde estavam envolvidos diretamente com as novas tecnologias para o cuidado dos pacientes”, detalhou.

Como resultado da pesquisa, a professora Dra. Denise Pires concluiu que “as inovações tecnológicas – material e imaterial – têm implicações sobre as cargas de trabalho. A maioria dos profissionais percebe que as inovações tecnológicas contribuem para reduzir as suas cargas de trabalho, no entanto as inovações podem aumentar ou reduzir as cargas de trabalhando dependendo de múltiplos fatores, dentre eles destacam-se as condições de trabalho e a participação dos trabalhadores no processo de inovação”.

Imagem2

Conferência Internacional
Organizada pelo Centro para Tecnologia e Sociedade da Universidade Técnica de Berlim, a Conferência Internacional sobre o ATLAS.ti reuniu pesquisadores de todos os continentes e de diversas áreas, destacando-se na saúde, enfermeiras, psicólogos e psiquiatras, assim como pesquisadores das áreas de educação, ciências sociais e engenharia.