Qualificação para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem foi pauta de reunião entre representante do Cofen, do Coren/SC e do Senac

A conversa iniciada no Encontro Técnico dos Coordenadores de Saúde do Senac/SC, no ano passado, sobre perspectivas para a Enfermagem teve desdobramentos. Na quarta-feira (30 de outubro), o Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, representando também o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), se reuniu com o Diretor da Divisão de Educação Profissional do Senac/SC, Ivan Luiz Ecco, e com a Analista Estadual de Eixo Educacional, Enfermeira Daniella Regina Farinella Jora, para estudar propostas para investimentos na qualificação de profissionais de Enfermagem, especialmente Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

DSC01061

O Diretor da Divisão de Educação Profissional do Senac/SC, Ivan Luiz Ecco, contou que 64% da receita compulsória da instituição no ano que vem deve ser aplicada em cursos gratuitos e o eixo da saúde será prioridade. “A ideia de fazer essa reunião é de oferecer o curso da maneira mais assertiva, analisando as necessidades do mercado, questões regionais e demandas de atualização dentro das próprias instituições”, detalhou.

Gelson Albuquerque ressaltou que é necessário realizar imediatamente um estudo sobre o assunto para aproveitar esses recursos disponíveis e colocou o Cofen e o Coren/SC à disposição. “O Coren/SC tem uma série de dados que pode contribuir para chegarmos a boas indicações de cursos”, reforçou. O Conselheiro Federal enfatizou a importância do trabalho conjunto com outras entidades representativas da Enfermagem, a exemplo da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e sindicatos, para contribuir com essa discussão.

A Enfermeira Daniella Regina Farinella Jora informou que o Senac tem feito muitos investimentos na área da Enfermagem e estão previstos ainda mais. “O Senac está em Movimento Nacional de alinhamento pedagógico, articulado com todos os outros Senacs do país, para melhorar a qualidade da formação dos profissionais de Nível Técnico, e consequentemente do Técnico em Enfermagem. Vamos investir ainda mais em tecnologia dura para que os estudantes de Enfermagem pratiquem o máximo os procedimentos de enfermagem nos laboratórios, para só depois realizarem os estágios nas instituições de saúde. Além disso, vamos criar Protocolos Operacionais Padrão (POPs) para os laboratórios de Enfermagem do Senac/SC”, relatou.

Uma nova reunião será agendada para avançar nessa proposta de oferta de cursos aos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado.