Conselheiro Federal Gelson Albuquerque defende maior articulação dos Conselhos Profissionais em Encontro Nacional da Ascop

Temas comuns entre os Conselhos Profissionais foram discutidos no 5º Encontro Nacional, realizado em meados deste mês (17 a 19 de outubro), em Florianópolis. O representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselheiro Federal Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, participou como debatedor do painel “Os Conselhos e a Fiscalização Profissional na Visão do TCU e do Judiciário”.

1384132_532852420129102_1477850230_n

Gelson Albuquerque destacou que é necessário tirar os discursos do papel e reolhar, de forma articulada, os Conselhos Profissionais. “É necessário ter uma visão macro dos assuntos que envolvem os Conselhos Profissionais. Hoje, não existe consonância entre decisões, acórdãos, recomendações e julgamentos, criando dificuldades de entendimento para os gestores”, citou. O Conselheiro Federal de Enfermagem sugeriu a criação, em cada ente, de grupos técnicos que avaliem e se especializem nas questões comuns dos Conselhos Profissionais, a exemplo de eleições e formas de contratação dos trabalhadores.

Enfatizou ainda a necessidade de fortalecer e criar canais de comunicação com os profissionais para que os anseios deles sejam também ouvidos e que sejam agentes ativos no processo de decisão de diretrizes.

O Procurador do Ministério Público Federal, Dr. André Bertuol, que também participava do painel como debatedor, alertou para a necessidade da criação de grupos especializados no MPF para acompanhar as ações dos Conselhos Profissionais.

O painel “Os Conselhos e a Fiscalização Profissional na Visão do TCU e do Judiciário” foi coordenado pelo Presidente do Conselho Regional de Representes Comerciais do Paraná, Paulo César Nauiack, e teve como painelistas o Diretor da Segunda Diretoria da SECEX Previdência – Responsável pela fiscalização dos conselhos no TCU, Dr. Teotonio Wellington Martins, e a Juíza Federal Dra. Luísa Hickel Gamba.
Do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), participaram do Encontro: a Conselheira Nelyr de Fátima Filipini (Tesoureira) e a advogada Lilian de Farias Benedet.

Ao final do 5º Encontro Nacional dos Conselhos Profissionais, os participantes elaboraram carta-manifesto, denominada Carta de Florianópolis. O documento listou quatro assuntos fundamentais para o fortalecimento das entidades responsáveis pelo registro, fiscalização profissional e normatização:
1. Reafirmar a importância das entidades de Fiscalização do Exercício Profissional, por meio de posicionamentos, atitudes, parcerias, programas e ações, de modo a valorizar o conhecimento científico, o mérito técnico e a ética no exercício das profissões e nos serviços prestados à sociedade;
2. Articular Governo e Conselhos Profissionais, de modo a garantir a presença de profissionais qualificados e habilitados pelos respectivos Conselhos Profissionais nos programas e ações decorrentes das Políticas Públicas, em âmbito nacional, estadual e municipal;
3. Reafirmar a participação de representantes dos Conselhos Profissionais nas Comissões Assessoras de Área do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
4. Fortalecer o Termo de Cooperação celebrado entre o Ministério da Educação e os Conselhos das Profissões Regulamentadas, para fins de avaliação dos Cursos de Graduação.