Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem de Joinville concluem curso de Formação de Lideranças em Enfermagem

“Sempre me perguntam ‘Qual a prioridade da saúde?’. E eu respondo: ‘em 1º lugar a gestão, em 2º lugar, gestão e em 3º lugar, gestão. Não vamos conseguir resolver as questões sem liderança”, explanou o professor e Enfermeiro Dr. Jorge Lorenzetti no encerramento da 2ª edição da Formação de Lideranças em Enfermagem, realizada em Joinville.

Em oito encontros, o curso focou em conhecimentos para o desenvolvimento das habilidades de liderança em Enfermagem. Entre os assuntos trabalhados na formação estiveram: boas práticas em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS); competências constitucionais dos três poderes; e financiamento e orçamento em saúde.

O grupo, que chegou acanhado, tímido em falar em público, evolui ao longo das atividades. “Percebemos uma evolução muito grande em cada um dos participantes, demonstraram conhecimento e desenvoltura ao falar em público”, avaliou a Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Auxiliar de Enfermagem Marlene Serafim de Oliveira. Marlene, que é de Joinville, participou da 1ª edição da Formação em Florianópolis e gostou tanto do curso, que foi uma grande incentivadora para que a atividade fosse realizada também em Joinville.

Um time de profissionais de Enfermagem foi mobilizado para a coordenação pedagógica e para que ministrassem as aulas, entre eles: Lygia Paim, Jorge Lorenzetti, Felipa Amadigi, Denise Pires, Elaine Forte, Gelson Albuquerque, Helga Bresciani, Jacks Soratto, Lucas Pedebos, Janete Felisbino, Rosilda Veríssimo, Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, Maristela Assumpção de Azevedo, Antonia Grigol e Douglas Calheiros.

Para o Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, uma das estratégias de sucesso adotadas nessa formação consiste na interação entre Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem. “Essa troca de experiências entreas as categorias e estudantes de Enfermagem enriquece o debate. Faz o profissional enxergar também sob a visão do outro”, ponderou.

A Formação de Lideranças em Enfermagem é uma promoção do Coren/SC e da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC) para capacitar os profissionais de Enfermagem sobre o assunto.

Encerramento
No último encontro da Formação, os participantes, divididos em quatro grupos, apresentaram os trabalhos finais. O primeiro grupo discorreu sobre a importância da “Comunicação” para o ambiente de trabalho e também enquanto habilidade de um líder; o segundo, focou no aspecto “Pró-Atividade” no agir profissional; o terceiro, versou sobre “Desafios da Liderança” e o quarto grupo abordou “Controle social e o SUS”. “A apresentação dos trabalhos foi uma experiência muito exitosa também, porque os temas se completaram”, avaliou a Enfermeira Mayra Helena Kock, que participou do curso.

DSC01236
Foi momento também de agradecimentos. A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Felipa Amadigi, destacou a parceria sólida firmada com a ABEn-SC nos últimos anos, aos Vereadores Joinvillenses pela cessão do espaço, à equipe da subseção de Joinville, à Conselheira Marlene Serafim de Oliveira, às Enfermeiras Antônia Grigol e Rosilda Veríssimo, à coordenação pedagógica, aos professores e especialmente aos alunos. “Essa Formação de Lideranças em Enfermagem é resultado de construção coletiva. É um trabalho que ainda não está pronto, e sim em construção. Estamos em constante aprimoramento para oferecer uma formação cada vez melhor”, enfatizou. A Representante da ABEn-SC, do Núcleo Joinville, Enfermeira Beatriz Schumacher, reforçou a importância dessa parceria Coren/SC-ABEn-SC para valorização e fortalecimento da profissão.

O Vereador Dorval Pretti (1º Secretário da Câmara), representando os demais Vereadores de Joinville, parabenizou Coren/SC e ABEn-SC pela iniciativa. “A capacitação é salutar para qualquer atividade profissional, especialmente na saúde. E essa temática “liderança” é muito bem-vinda porque bons líderes motivam e incentivam a equipe, tornando o ambiente de trabalho ao mesmo tempo mais agradável e produtivo”, frisou o Vereador.

Como forma de avaliar e aprimorar a Formação, o Enfermeiro e professor Jorge Lorenzetti propôs que cada participante escrevesse em uma palavra as percepções sobre o curso.

“Excelente”, “Sabedoria” e “Conhecimento” foram as palavras mais mencionadas, seguidas de muitos elogios. (Confira alguns depoimentos no final da reportagem).

Os alunos sugeriram dar continuidade a essa formação tanto em Joinville quanto em outras regiões do Estado. A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, informou que Coren/SC e ABEn-SC estão realizando capacitações em todas as regiões de Santa Catarina e a realização de muitas dessas atividades atende as demandas dos próprios profissionais de Enfermagem. “Estamos com inscrições abertas para Oficinas de Dimensionamento de Pessoal. No início do ano que vem, vamos oferecer a vocês palestra sobre “Gestão de Conflitos”, sugerida pelos participantes da Formação. Também estamos programando a Formação de Lideranças em Enfermagem em outras regiões do Estado, além de Simpósio de Atualização para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, mais Oficinas de Protocolo e Pop e muitas outras atividades”, anunciou.

Edições do curso de Formação
Nesta segunda edição do Curso de Formação de Lideranças, 25 participantes concluíram o curso. Em 2011, na 1ª edição, realizada em Florianópolis, foram formados 40.

Depoimentos
Fátima Dolores Martins Nereos Pinto – Estudante. “Esse é o melhor curso que já participei. Se o curso for para Blumenau ou para outras regiões vou dizer para todos os meus colegas e demais profissionais de Enfermagem ‘vão atrás’ porque o curso é muito bom. Vale a pena!”.
Elaine Diello do Amaral Pacheco – Estudante. “Essa formação vai muito além do curso, transcende. É um aprendizado para a vida, que faz refletir sobre questões éticas e políticas”.
Dayane Antunes da Rosa – Técnica de Enfermagem. “Os professores foram todos maravilhosos com pleno domínio dos assuntos e ótima dinâmica para condução das atividades”.
Silvana Locatelli – Enfermeira. “O curso foi ótimo, excelente. Esses dias ouvi essa metáfora e compartilho com vocês: ser líder é como em uma orquestra; todos têm seu instrumentos, mas precisam de um maestro para que a condução seja harmônica. Além disso, tem que ler e interpretar as partituras. Da mesma forma, em uma instituição, que precisa de um bom líder para o melhor desenvolvimento do grupo”.
Márcia Terumi Kaibara Hatori – Enfermeira. “O curso foi de extrema qualidade. Qualidade excelente do corpo docente, da comissão organizadora, dos conteúdos. Percebemos o comprometimento de toda a equipe nessa formação. Foi excelente”.
Valeska Camanho Campos de Souza – Estudante. “Os objetivos e expectativas com o curso foram todos alcançados. Aprimoramos nossos conhecimentos e conhecemos pessoas”.
Haline Reckziegel – Estudante. “Esse curso proporcionou uma evolução em vários aspectos: pessoal, de ponto de vista, de conhecimento. E para evoluir não pode ficar parado”.
Antônia Grigol – Enfermeira e facilitadora da Formação. “Estou muito feliz. Nessas 8 semanas, formamos um grupo que vai continuar a se encontrar. A Formação despertou empoderamento e possibilidade de negociar. É possível negociar, pactuar, fazer diferente”.