Coren/SC apresenta números e resultados das fiscalizações realizadas, durante 6º Senafis e 5º Ecofis

Com uma meta traçada, a equipe de Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem avançando qualitativamente e quantitativamente no trabalho de fiscalização do exercício ético-profissional. Os 15 Enfermeiros Fiscais atuam em todo o Estado fiscalizando as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para que o estabelecido em lei seja cumprido.

A meta planejada para o período 2012-2014 era fiscalizar 100%: das denúncias; dos hospitais de grande, médio e pequeno porte; das Secretarias Municipais de Saúde; dos Samus; das Unidades Prisionais; das instituições com serviço de Enfermagem cadastradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e das Instituições de Longa Permanência para Idosos (meta acrescida posteriormente em parceria com Ministério Público). O trabalho vem sendo desenvolvido com tanto empenho que já há indicativos de alcançar a meta ainda em dezembro de 2013, ou seja, com um ano de antecedência.

Os números e resultados das fiscalizações foram apresentados na quinta-feira (28 de novembro) pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e pela Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani no 6ª Seminário Nacional de Fiscalização (Senafis) e 5º Encontro de Coordenadores de Fiscalização do Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem (Ecofis). Os eventos aconteceram em São Luis (MA) no final do mês de novembro.

De janeiro de 2012 a setembro de 2013, foram fiscalizados:
100% das denúncias
100% dos hospitais de grande porte
86% dos hospitais de médio porte
74% dos hospitais de pequeno porte
72% das Secretarias Municipais de Saúde
100% dos Samus
81% das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs)
100% das Unidades Prisionais
70% das instituições com serviço de Enfermagem cadastrados no CNES

Nas fiscalizações, ao identificar irregularidades, os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC notificam a instituição para que cumpram a legislação. Vencido o prazo para regularização, os Enfermeiros Fiscais retoram à instituição e se não forem feitas as adequações, o processo é encaminhado para o Departamento Jurídico do Coren/SC, que inicia os procedimentos jurídicos para regularização.

De 2008 a 2012, o número de notificações a pessoas jurídicas mais do que quadriplicou, saltou de 131 para 574. Ampliação também no número de ações civis públicas instauradas pelo Coren/SC contra instituições de saúde para cumprimento da legislação. Enquanto de 2000 a 2008 foram ajuizadas 5 ações civis públicas; de 2009 a 2012 foram 89.

AnoAções Civis Públicas abertas pelo Coren/SC para cumprimento da legislação
20001
20010
20020
20030
20042
20051
20060
20071
20080
20097
201019
201129
201234

“O trabalho da fiscalização reflete diretamente no trabalho dos profissionais de Enfermagem com geração de novos postos de trabalho; ampliação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) no Estado e valorização profissional”, avalia a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Acompanhe os números na apresentação.