Coren/SC empossa nova Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Dona Helena, de Joinville

Com uma estratégia diferente, a comissão eleitoral do Hospital Dona Helena, de Joinville, garantiu a participação massiva dos trabalhadores de Enfermagem no processo eleitoral para Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. O grupo aplicou a eleição por meio de uma urna móvel, que percorreu todos os setores e turnos de trabalho. Além disso, disponibilizou urna também na saída do refeitório.

“Essas duas estratégias possibilitaram que sensibilizássemos para a votação 73% dos profissionais de Enfermagem”, detalhou a Gerente de Enfermagem do Hospital Dona Helena, Enfermeira Kelin Hummes.

Os trabalhadores do Dona Helena elegeram como membros efetivos da Comissão de Ética de Enfermagem da instituição: Enfermeira Carolina Rafael Moraes, Enfermeiro Marlon Morais da Silva, Enfermeira Patrícia de Fátima José, Técnico de Enfermagem Geovane da Silva, Técnico de Enfermagem João Batista Alves e Técnica de Enfermagem Irene Rodrigues da Silva. E como membros suplentes: Enfermeira Ana Paula Kocian M. Onofre e Técnica de Enfermagem Catia Regina Josino Martins. A nova Comissão de Ética de Enfermagem desenvolverá as atividades de 27 de novembro de 2013 a 26 de novembro de 2015. A nova comissão foi empossada pela Coordenadora da Comissão de Ética do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, no final de novembro em solenidade na própria instituição.

DSC07152
Para a Gerente de Enfermagem do Hospital Dona Helena, Enfermeira Kelin Hummes, a ética é fundamental no relacionamento e no desenvolvimento do trabalho. “A Comissão de Ética de Enfermagem nas instituições é fomentadora da consciência ética da profissão e ao mesmo tempo pelo respeito aos valores da instituição”, citou a Gerente de Enfermagem.

Essa será a segunda Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. O excelente trabalho desenvolvido pela primeira Comissão foi destacado pela Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello. “A ética é uma atitude diária, por isso a orientação à equipe de Enfermagem sobre o comportamento ético-profissional também devem ser constantes, agindo de forma pró-ativa e educativa”, frisou.

Como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desempenhado, a Gerente de Enfermagem do Hospital Dona Helena entregou certificados aos antigos membros da Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. “A presença da Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital Dona Helena trouxe mudanças positivas no comportamento dos profissionais de Enfermagem”, avaliou a Gerente de Enfermagem.

A Conselheira do Coren/SC Auxiliar de Enfermagem Marlene Serafim de Oliveira esteve presente à posse, ressaltou a importância da interação entre a antiga e a nova Comissão e as ações desenvolvidas pelo Conselho para fortalecimento e valorização da categoria. “Os membros da Comissão de Ética de Enfermagem desempenham papel de referência dentro da instituição. Nas instituições que contam com essas Comissões, a assistência em Enfermagem sai muito fortalecida. Além de incentivar, a implantação das Comissões de Ética nas instituições, o Coren/SC em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) vêm realizando muitas capacitações para atualizar os conhecimentos dos profissionais de Enfermagem. Recentemente, concluímos aqui em Joinville a Formação de Lideranças em Enfermagem com a participação de Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes de Enfermagem”, avaliou a Conselheira.

Os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC – subseção Joinville, Deyse Bertotti e Charles Carvalho de Souza, que regularmente fiscalizam as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem, também prestigiaram a solenidade.

Após a cerimônia, Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, reuniu os novos membros para as primeiras orientações. “O Coren/SC é um parceiro. Fiquem a vontade para nos contatar, esclarecer dúvidas e solicitar assessoramento”, ponderou Rebello.

Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Dona Helena
Membros Efetivos: