Coren/SC apoia Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea

Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula

Para sensibilizar a sociedade sobre as doenças tratadas com o transplante de medula e a necessidade de que doadores do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) permaneçam com seus cadastros ativos e atualizados, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) participa da Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro. Durante esta semana, a logomarca do Coren/SC será modificada em alusão à causa.

O transplante de medula óssea é muitas vezes o tratamento de mais indicado para doenças que afetam as células do sangue, a exemplo de leucemia e linfomas. As chances de um indivíduo encontrar um doador ideal entre irmãos (do mesmo pai e da mesma mãe) são de 35%. Em outros casos, a chance é de um para 100 mil.

Para se tornar um candidato a doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde. O candidato deve ir a um Hemocentro, preencher uma ficha com informações pessoais e retirar uma pequena quantidade de sangue (10 ml). O sangue passará por exame de histocompatibilidade (teste de laboratório para identificar características genéticas que possam influenciar no transplante). O tipo de HLA será incluído em um cadastro nacional e quando aparecer um paciente, a compatibilidade será verificada.

Para a realização do transplante é necessário que haja total compatibilidade entre doador e receptor. Se a compatibilidade for confirmada, o candidato será consultado para decidir sobre a doação. Antes da doação, o doador faz um exame clínico para confirmar o seu bom estado de saúde.

A Semana de Mobilização Nacional para a Doação de Medula Óssea
A Semana foi instituída pela Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, para informar e orientar a sociedade sobre os procedimentos para o cadastro de doadores e a importância da doação de medula óssea para salvar vidas e sobre o armazenamento de dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

A Lei consiste em uma proposição do Deputado Federal Beto Albuquerque (PSB/RS) que perdeu o filho Pietro, de 19 anos, vítima de leucemia em 2009.

Passo a passo da doação

Requisitos: você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado de saúde.

Coleta de sangue: ir a um Centro de Doadores colher um exame de sangue (10 ml) para o teste de compatibilidade (HLA).

Identificação: fornecer sua identificação e endereço.

Bancos de dados: Seus dados, juntamente com o resultado do exame de HLA serão armazenados no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea, o REDOME.

Compatibilidade: Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.

Testes sanguíneos: Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários para garantir a segurança do doador e do paciente que vai receber a medula.

Seleção: Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir sobre a doação.

Mais informações em: www.leipietro.com.br