Subseção do Coren/SC em Joinville ressalta trabalho dos profissionais de Enfermagem nas ILPIs

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) vem desenvolvendo diversas ações para valorização dos profissionais de Enfermagem na assistência aos idosos.

Em agosto deste ano, apoiou a realização da Oficina de Capacitação de Enfermeiros como Agentes Multiplicadores da Atenção à Pessoa Idosa, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC). Durante o ano, firmou parceria com demais Conselhos Regionais, Ministério Público e Conselho Municipal dos Idosos para fiscalização conjunta das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) com sede em Florianópolis.

E agora, em dezembro, ministrou palestra para proprietários de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Joinville destacando o importante papel prestado por profissionais de Enfermagem aos idosos. “O profissional de Enfermagem é sem dúvida o mais qualificado para o cuidado de idosos em ILPIs, pois tem conhecimento técnico e científico para prestar assistência em Enfermagem”, avaliou o Enfermeiro Fiscal do Coren/SC, Charles Carvalho de Souza.

O Coren/SC foi convidado pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville (COMDI) para abordar o grau de dependência dos idosos relacionando-o com a quantidade de cuidadores necessários. “O quantitativo de profissionais de Enfermagem necessários para o atendimento nas Instituições de Longa Permanência para Idosos deve ser realizado pelo Enfermeiro Responsável Técnico da instituição ao realizar a classificação dos idosos por grau de cuidado, levantando assim o dimensionamento de profissionais de Enfermagem para prestar um atendimento humanizado, conforme preconiza a Resolução Cofen nº 293/2004”, citou Charles.

A palestra encerrou o cronograma de capacitação, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville, aos responsáveis e funcionários de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). De agosto a dezembro, o COMDI promoveu 15 palestras. “A palestra do Coren/SC foi excelente. Em 2013, preparamos uma agenda muito produtiva para capacitação dos responsáveis e funcionários de Instituições de Longa Permanência para Idosos e para o próximo ano teremos ainda mais atividades e certamente vamos convidar a equipe do Coren/SC para conduzir algumas das atividades”, ponderou o Secretário Executivo do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville, Assistente Social Valmir Poli.

Participaram da palestra de encerramento 11 proprietários de ILPIs, cuidadores de idosos, profissionais de Enfermagem e uma nutricionista.