Inscrições abertas para Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica

Até dia 15 de janeiro de 2014, estão abertas as inscrições para o curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica. Enfermeiros, Cirurgiões-Dentistas e Médicos vinculados à Atenção Básica do Sistema Único de Saúde de todo o país podem participar. São oferecidas 1.400 vagas.

O objetivo do curso é capacitar o profissional para reconhecer os principais aspectos conceituais, diagnósticos e de encaminhamentos dos eventos agudos que aportam na Atenção Básica de maneira que viabilize a tomada decisão, para a atenção no evento e pós-evento agudo.

O Curso de Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica será desenvolvido na modalidade à distância composto por módulos de 30 horas, combinados de forma que totalize 120 horas de curso para cada área profissional. Estruturado na forma de programa de capacitação, com módulos diferentes para as diversas áreas de atuação, abordará os eventos mais frequentes nas unidades de saúde.

A capacitação é oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS) e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

Os interessados devem se inscrever pela internet: www.unasus.ufsc.br/eventosagudos/inscricoes

Capacitação em Eventos Agudos na Atenção Básica

OBJETIVOS

GERAL: Capacitar o profissional para reconhecer os principais aspectos conceituais, diagnósticos e de encaminhamentos dos eventos agudos que aportam na Atenção Básica de maneira que viabilize a tomada decisão, para a atenção no evento e pós evento agudo.

ESPECÍFICOS:
§ Reconhecer os eventos agudos, seus aspectos e os cuidados pós-eventos no âmbito da Atenção Básica.
§ Compreender o papel do profissional frente aos diversos aspectos do evento agudo.
§ Identificar o ponto de maior relevância técnica no atendimento do evento agudo no âmbito da Atenção Básica e analisar as possibilidades de ação prática.
§ Diferenciar as potenciais providências a serem tomadas para os eventos agudos mais comuns na Atenção Básica.
§ Conhecer outras referências bibliográficas que possam embasar a educação continuada e fundamentar pesquisas de práticas alternativas.

PÚBLICO-ALVO
Cirurgiões-dentistas, Enfermeiros e Médicos vinculados à Atenção Básica.

CARGA HORÁRIA
Carga horária total: 120 horas