Retrospectiva 2013: Coren/SC lança campanha nas redes sociais para relembrar principais ações do ano passado

retrospectiva

2013 foi um ano de muitas ações desenvolvidas pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) para valorização dos profissionais de Enfermagem.

Foram mais de 2 mil fiscalizações a instituições onde trabalham Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem para garantir o cumprimento da legislação pertinente à Enfermagem. Os casos em que a notificação e a orientação não foram suficientes, o Departamento Jurídico do Conselho instaurou ação judicial e tem conseguido na justiça muitas conquistas, como contratação de mais profissionais de Enfermagem. Para tanto, o Coren/SC realizou Concurso Público e ampliou as equipes.

O Coren/SC também investiu em capacitações, muitas em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), instituições de saúde e de ensino e entidades representativas da Enfermagem. Elenca-se neste quesito: as mais de 100 atividades da Semana Brasileira de Enfermagem (74ª SBEn), realizada em todo o Estado em maio. Coren/SC também realizou Oficinas de Dimensionamento de Pessoal e em parceria com a ABEn/SC desenvolveu a 2ª edição do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem.

A equipe do Conselho reforçou as lutas da Enfermagem: foi às ruas; conversou com Deputados e Senadores Catarinenses; elaborou campanha virtual para falar das 30h com todos os Deputados e Senadores do país; reuniu as autoridades municipais da área da Enfermagem do Estado para propor leis específicas; apresentou as demandas da Enfermagem para Secretária Estadual de Saúde, assim que ela assumiu; e articulou-se com outros Conselhos e entidades para fortalecer a luta na questão da Lei do Ato Médico. E o grupo unido fez a diferença e garantiu a manutenção dos vetos presidenciais à Lei do Ato Médico, assegurando a autonomia dos profissionais de saúde e os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS): saúde integral e multiprofissional.

Em 2013, pela primeira vez, a Enfermagem conseguiu expressar pessoalmente para a Presidenta Dilma Rousseff a importância da regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria. A entrega do material à Presidente foi feita pela acadêmica da Univali Priscila Rodrigues Cunha durante visita de Dilma a Santa Catarina no final de novembro.

A comunicação com a categoria também foi aprimorada com maior participação do Conselho nas redes sociais; ampliada a frequência de envio de newsletter (boletins eletrônicos) e dos boletins impressos. Além disso, foram lançadas as publicações: “Anotação da Responsabilidade Técnica do Profissional Enfermeiro”, da Coleção Coren/SC Orienta; e “Série Cadernos Enfermagem – Volume 1 – Revisado e Atualizado”.

Para que os profissionais relembrem muito do que foi feito no ano que passou, o Coren/SC desenvolveu para as redes sociais a campanha Retrospectiva 2013, que será apresentada durante esta e as próximas semanas na página do Conselho no Facebook www.facebook.com/CorenSC e no Twitter www.twitter.com/Corensc.