Secretaria de Saúde de Florianópolis forma Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem

Um grupo de 24 Enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis foi empossado na terça-feira (14 de janeiro) como integrante da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem (CSAE). “Esse momento é um marco para a Enfermagem do município, pois a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem contribui em diversos cenários para a prática profissional com aprimoramento da organização do trabalho”, relatou a Responsável Técnica de Enfermagem, Enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira, empossada na solenidade como Responsável Técnica de Enfermagem e membro da Comissão.

Elisimara---comissão-PSA-de-enfermagem

Cilene Fernandes Soares (esquerda) e Elizimara Ferreira Siqueira (centro) integram a Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem
A Comissão está representada por membros de diversos setores da Enfermagem da rede municipal: Atenção Primária, Média Complexidade (Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínica), Vigilância em Saúde e Enfermeiros da Gestão.

A Responsável Técnica de Enfermagem detalhou que a Comissão planeja dividir-se em três subcomissões com as seguintes temáticas: 1) estudo e revisão de protocolos ministeriais; 2) construção coletiva da proposta de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, bem como acompanhamento do processo de implantação da SAE; 3) levantamento do Diagnóstico Situacional da Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, contemplando o perfil da Enfermagem e avaliando as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores de Enfermagem da Secretaria.

Funcionária efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, enfatizou que está orgulhosa do grupo despontar neste processo de implantação da Sistematização da Assistência em Enfermagem na rede municipal. “Muitas vezes utilizei experiências da Enfermagem da rede municipal de saúde de Florianópolis como referência para outros municípios e espero continuar contando com essa parceria da Secretaria para socializar essa implantação da SAE com outros colegas de Enfermagem do Estado”, ponderou a Presidente do Coren/SC.

O apoio do Coren/SC para iniciar esse processo de Sistematização de Assistência de Enfermagem foi destacado pela Responsável Técnica de Enfermagem. “O Coren/SC é nosso parceiro, a equipe nos concedeu muitas orientações para chegarmos neste momento”, destacou a RT Enfermeira Elizimara Ferreira Siqueira.

Profissionais da Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) prestigiaram a solenidade. “Estamos à disposição para continuarmos a desenvolver parceria entre Universidade e Prefeitura”, argumentou a Coordenadora do Curso de Graduação de Enfermagem da UFSC, Enfermeira Dra. Soraia Dornelles Schoeller. Da UFSC, também estiveram presentes: a Vice-Coordenadora do Curso de Graduação de Enfermagem da UFSC, Enfermeira Dra. Jussara Gue Martini; Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado Profissional, Francine Lima Gelbcke; e a Sub-Chefe do Departamento de Enfermagem da UFSC, Enfermeira Dra. Mara Ambrosina Vargas.

O Secretário Municipal de Saúde de Florianópolis, Carlos Daniel Moutinho Jr., destacou que os esforços são para aprimorar a qualificação da Enfermagem e da rede e destacou a necessidade de oficializar as ações, a exemplo da instituição da Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem. O Secretário agradeceu a parceria da UFSC e do Coren/SC.

A Enfermagem da rede municipal de saúde de Florianópolis

Os profissionais de Enfermagem representam o maior quantitativo de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, totalizando quase mil profissionais de Enfermagem. A rede assistencial do município de Florianópolis é composta por: 50 Centros de Saúde, 4 Centros de Atenção Psicossocial, 4 Policlínicas e 2 Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

A Sistematização da Assistência de Enfermagem está prevista na Resolução Cofen nº 358/2009. “A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do processo de Enfermagem”, detalha a Resolução. Para a aplicação da SAE, é fundamental estabelecer as cinco etapas do processo de Enfermagem, também preconizadas na Resolução:
I- Coleta de dados de Enfermagem (ou histórico de Enfermagem);
II- Diagnóstico de Enfermagem
III- Planejamento de Enfermagem
IV – Implementação
V- Avaliação de Enfermagem