Vacina contra o HPV será disponibilizada na rede pública de saúde

O Ministério da Saúde, por meio Programa Nacional de Imunizações (PNI), iniciará em março de 2014 a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), que pode causar câncer de colo do útero. A partir do dia 10, meninas com idades entre 11 e 13 anos receberão a vacina nas Unidades Básicas de Saúde e em escolas públicas e privadas.

Serão três doses no total, sendo a segunda seis meses após a primeira, e a terceira após cinco anos. A aplicação é intramuscular, preferencialmente na região glútea, ou deltoide, parte superior do braço. A vacinação tem o intuito de minimizar os riscos do câncer de colo do útero e outras doenças corelacionadas aos órgãos genitais.

É bom lembrar que a vacinação é mais uma forma de prevenção, não excluído outras já utilizadas. A vacina é quadrivalente, protegendo contra quatro tipos do vírus HPV (estima-se haver mais de 150 diferentes). Da mesma forma, a vacina não confere proteção contra outras doenças sexualmente transmissíveis e, por isso, há importância do uso do preservativo em relações sexuais.

HPV e Câncer

Os vírus HPV 16 e 18, contemplados pela vacina, são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, que mata 4.800 brasileiras por ano. Na região sul, estima-se 14 casos a cada 100 mil mulheres. É o segundo mais frequente entre elas, atrás apenas do câncer de mama. Estudo realizado em 2007 estima que a vacinação de 70% das meninas contra o HPV antes dos 12 anos, combinado com ao menos três exames Papanicolau em mulheres de 35 a 45 anos, preveniria 100.000 novos casos, reduzindo o risco de câncer na vida das mulheres em 61%.

Saiba mais

Para mais informações, a Vigilância Epidemiológica está lançando um Informe Técnico sobre a Vacinação na Atenção Básica, disponível no link abaixo.

http://www.dive.sc.gov.br/conteudos/imunizacao/noticias/2014/Informe_Tecnico_Introducao