3ª Edição do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem será em Blumenau

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a Associação Brasileira de Enfermagem de Santa Catarina realizarão o Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem em Blumenau. Em reunião na tarde de ontem (28), foi apresentado à Câmara de Vereadores de Blumenau o projeto de parceria para a promoção do evento, que tem previsão de acontecer ainda no primeiro semestre de 2014.

Reuniao-Vanderlei-Conselhos-EnfermagemSC

Estiveram presentes à reunião o Conselheiro Federal Dr. Gelson Albuquerque, representante de Santa Catarina no Cofen; a presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Rafaela Amadigi; a Conselheira do Coren/SC na região de Blumenau, Técnica em Enfermagem Janara Ribeiro; a 2ª Tesoureira da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (Aben/SC), Enfermeira Msc. Maristela Azevedo; e a ex-presidente da Aben Nacional e Coordenadora do Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Helga Bresciani. Tais representantes apresentaram a proposta ao presidente da casa, Vereador Vanderlei de Oliveira (PT) que, juntamente com a mesa diretora, aprovou o projeto e parabenizou as entidades pela iniciativa.

“Trata-se de iniciativa pioneira no Brasil, que deveria ser replicada em todos os estados. Santa Catarina se destaca no cenário nacional com este projeto de formação de Lideranças que busca discutir problemas essenciais do exercício e da consciência profissional, na busca por uma categoria cada vez mais capacitada para discutir as políticas públicas”, salientou o Conselheiro Federal.

A parceria possibilitará a realização dos 8 encontros previstos no espaço da Câmara. Serão discutidos durante o curso assuntos como “Saúde com Direito a Cidadania”, “Código de Ética e Código de Processos Ético-profissionais” e “Gestão de Lideranças em Saúde, Enfermagem e SUS: Fortalezas e Fragilidades”.

Compromisso com a Categoria

Esta será a terceira edição do curso, que já foi realizado em Florianópolis e Joinville, sempre contando com o apoio da Aben/SC. “No planejamento estratégico da gestão decidimos investir na valorização e formação dos Profissionais de Enfermagem. Esse projeto é um dos pilares para o cumprimento desses compromissos. Nosso intuito é incentivar a formação de lideranças na categoria, sua politização e representação na sociedade”, ressaltou a presidente do Coren/SC.

“Realizar o curso em Blumenau reafirma nosso compromisso com a Enfermagem da região, um contingente de mais de 2.500 profissionais das três categorias. A formação política é uma necessidade de todo cidadão e, na Enfermagem, o curso certamente contribuirá para o empoderamento e instrumentalização profissional, seja nos espaços de representação da categoria ou mesmo nas instituições de trabalho.”, afirma a Conselheira Janara.

Público Alvo

O Curso é destinado a Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem e estudantes de Enfermagem da região de Blumenau. Fique atento ao site e às redes sociais do Coren/SC para mais informações e abertura das inscrições.