Utilizando a internet de forma segura

A internet apareceu em nossas vidas e fez um divisor de águas, não é mesmo? No Brasil, em 1995 os computadores começam a ser popularizar e ganham versões para uso doméstico. Como epidemia, a nova tecnologia se espalhou e hoje está ao alcance de nossas mãos.

Com tantas ferramentas à disposição, os internautas estão se descuidando do principal: o cuidado com a segurança. Para mostrar que estamos vulneráveis na internet, indicamos a reportagem que o programa “Fantástico” produziu em 2012. É difícil imaginar o que uma pessoa pode fazer apenas com o nome, mas, para os delituosos é o que basta, como mostra o vídeo.

Somente em 2011, 28 milhões de brasileiros foram prejudicadas por crimes cibernéticos. Os números são alarmantes e cada vez mais os criminosos se especializam em delitos virtuais. Além de prejuízos financeiros, o usuário está exposto a constrangimentos éticos e morais.

Pensando em minimizar os riscos, um grupo formado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI/BR), pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) e o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.BR), uniram-se e criaram a “Cartilha de Segurança para Internet”.

Ressaltamos em especial o capitulo 11, que trata de “Privacidade”. Ele traz dicas para uma navegação segura evitando inconvenientes futuros. Dicas simples, porém, fazem toda a diferença quando o quesito é segurança:

Pense bem antes de publicar algo, pois se a informação ou imagem se propagar, dificilmente ela poderá ser totalmente excluída.
Mantenha seu perfil e dados privados, restrinja a grupo de sua confiança.
Seja seletivo ao aceitar amigos, pois quanto maior for sua rede, mais pessoas terão acesso as suas informações.
Se quiser fazer o check-in, faça quando estiver saindo do local ao invés de quando chegar. Procure fazer em locais movimentados e nunca em lugares considerados perigosos.

Lembre-se você é responsável pelo que publica nas redes sociais. Essa e outras dicas você encontrará na cartilha.

Será o fim das redes sociais? Não, não é essa a proposta, mas, o devido cuidado com as publicações. Elas revelam muito de você e isso é uma via de mão dupla, para o bem e para o mal. Seja um internauta consciente e utilize a rede com sabedoria e segurança.