1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular abordará temas essenciais para o trabalho das equipes de Enfermagem

Assuntos fundamentais para o desenvolvimento das atividades de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na área cardiovascular estarão na pauta do 1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular. O Congresso acontecerá nos dias 3 e 4 de abril, em Florianópolis.

Nos dois dias de Congresso haverá oficinas, mesa-redonda e palestras com os seguintes temas:

Revascularização do Miocárdio: uma assistência segura;
Síndrome Coronariana Aguda;
Controlando os fatores de risco após evento cardíaco;
HDM – Implante percutâneo valvar;
Marcadores de Qualidade;
Identificando sinais e sintomas de emergência cardiológica;
Suporte Ventricular Artificial;
Parada Cárdio Respiratória;
Aspectos Psicológicos do Cardiopata;
Oficina de Reconhecimento de parada cardiorrespiratória e reanimação.

Além dessas temáticas, o Conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e professor do Departamento de Enfermagem da UFSC, Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque, ministrará a palestra de abertura “Formação de especialistas em Enfermagem”.
Também está programada Oficina de reconhecimento de parada cardiorrespiratória e reanimação. “Pretendemos abrir essa Oficina também para a comunidade, pois se a população souber agir com eficácia nessas situações até a chegada do socorro pode ampliar as chances de recuperação do usuário”, detalha uma das organizadoras do evento, Enfermeira Dra. Maritê Argenta.
O Congresso é uma realização do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), da Estácio de Sá e do Hospital SOS Cárdio com apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e das empresas Sanofi e Cirúrgica Florianópolis.

Inscrições
Podem participar do evento profissionais e estudantes de Enfermagem, pesquisadores, integrantes de grupos de pesquisa de todo o país, dos mais diversos cenários, trazendo as vivências e conhecimentos científicos da Enfermagem brasileira. Também poderão se inscrever como participantes outros profissionais. No site do evento www.aben-sc.org.br/ccec, os interessados podem se inscrever e conferir os valores para inscrição. Sócios da ABEn-SC que estejam com a anuidade 2014 quitada têm inscrição gratuita.

Inscrição de trabalhos científicos
As inscrições de trabalhos poderão ser feitas até o dia 21 de março de 2014. Confira as normas para inscrição de trabalhos.

Cartaz_congresso catarinense