Formação de Lideranças em Enfermagem: Coren/SC E ABEn-SC iniciam 3ª edição do curso nesta sexta-feira (14)

Abertura contará com ato alusivo ao Dia E, dia nacional de mobilização da Enfermagem pela aprovação da jornada de 30h para a categoria

logomarca_Blumenau(1)
Requerido por profissionais de Enfermagem da região, a 3ª edição do Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem começa nesta sexta-feira (14 de março) em Blumenau. A aula inaugural com a presença de boa parte dos professores do curso será às 14h no Auditório do Senac, localizado na Avenida Brasil, 610, Bairro Ponta Aguda, Blumenau.

A Formação compõe parceria do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) para desenvolver nos profissionais e estudantes de Enfermagem competências de lideranças em Enfermagem. O conteúdo programático aborda conhecimentos para que os profissionais encontrem em parceria com as equipes melhores soluções para o planejamento e execução de ações.

Entre os assuntos apresentados estão: saúde como direito da cidadania; o cenário constitucional: potencialidades e limites; lutas político-profissionais; gestão e lideranças em saúde e Enfermagem e Sistema Único de Saúde; representação e participação social, política e profissional; processo de trabalho e profissão; bases ético-profissionais; e gestão de conflitos. “Ao longo das edições, o conteúdo programático tem sido aprimorado, analisando as expectativas dos próprios participantes. Nesta 3ª edição, por exemplo, acrescentamos: a atividade Gestão de Conflitos, sugerida pelos participantes de Joinville”, detalhou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi.

Nesta edição, Coren/SC e ABEn-SC contam com a parceria do Senac e da Câmara de Vereadores de Blumenau, que disponibilizaram locais para realização do curso. No total, serão 9 encontros, sendo o último (12 de maio) destinado à Formatura, que marcará também a abertura da 3ª Semana Blumenauense de Enfermagem. As atividades acontecem geralmente às sextas-feiras das 14h às 22h, exceção para os dias 5 e 12 de maio. Confira a programação completa.

Público-alvo

A Formação de Lideranças em Enfermagem contempla como público-alvo: estudantes e profissionais de Enfermagem.

Inscrições

O Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) reabriram as inscrições para o curso de Formação de Lideranças em Enfermagem. Estão disponíveis mais 20 vagas. As inscrições devem ser feitas de forma on-line.

Outras edições

A 1ª e 2ª edições foram realizadas em Florianópolis e Joinville. Novas edições serão desenvolvidas, conforme solicitação dos profissionais e estudantes de Enfermagem das regiões.

Dia “E” da Enfermagem

Sexta-feira (14 de março) profissionais de Enfermagem de todo o país estarão mobilizados pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de 30 horas para a Enfermagem, além de melhorias nas condições de trabalho. O Dia “E”, como foi batizado, será lembrado em ato simbólico durante a solenidade de abertura da 3ª edição do curso de Formação de Lideranças em Blumenau.