Formação de Lideranças em Enfermagem: 3ª edição inicia em Blumenau com encontro sobre Saúde como Direito da Cidadania

DSC07309_i(1)

Uma série de reflexões permeou o primeiro dia do curso de Formação de Lideranças em Enfermagem em Blumenau. “É necessário ter uma eleição para desenvolver minhas habilidades de liderança? E as lutas, são feitas sozinhas ou coletivamente?”, questionou a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, que complementou “Nós, profissionais de Enfermagem, somos protagonistas de muita história nesse país. Fizemos a diferença na história da saúde pública e seguimos com o nosso trabalho e nossas lutas”. O curso Formação de Lideranças em Blumenau iniciou na sexta-feira (14 de março). Ao todo, serão 9 encontros.

A força e o pioneirismo de ações da Enfermagem no Estado de Santa Catarina foram destacadas pelo Conselheiro Federal e representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque. “Os profissionais de Enfermagem de Santa Catarina somam hoje mais de 47 mil Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Nós buscamos a união desse grupo, e não a divisão. E como atualização e conhecimento são bem-vindos para todos, desenvolvemos esse curso para as três categorias e para estudantes. A realização dessa Formação consiste em ação exemplar, que deveria ser replicada em outros Conselhos Regionais”, ressaltou. Sobre a relação entre Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, o professor e Enfermeiro Dr. Jorge Lorenzetti reforçou: “desenvolvemos atribuições diferentes, mas todos temos a mesma importância para a assistência em Enfermagem”.

A coordenação pedagógica e os professores, presentes em quase totalidade no primeiro encontro, ouviram as expectativas dos participantes e discutiram o conteúdo programático com o grupo. “Não existe uma receita para ser líder, vamos dispor de uma série de conhecimentos e compartilhar experiências para fazer desabrochar essa liderança”, comentou a Presidente da Associação Brasileira Seção Santa Catarina (ABEn-SC), Enfermeira Dra. Maria Ligia dos Reis Bellaguarda. “Para ensinar os outros, eu tenho que ter o meu conhecimento e as minhas atitudes. E isso tem a ver com a minha pessoa”, complementou a professora Lygia Paim. Ao longo das edições, o conteúdo vem sendo aprimorado. Nesta edição, a programação recebe uma nova atividade “Gestão de Conflitos”, sugerida pelos participantes da 2ª edição da Formação de Lideranças em Enfermagem.

DSC07344

Concluintes de outras edições do curso participaram da abertura em Blumenau e falaram sobre o que aprenderam. “Essa formação foi ótima para minha vida e estou colocando tudo em prática. Aprendi que líder é aquele que induz por meio do exemplo, que faz os seus colaboradores o seguirem por vontade própria”, contou a Técnica de Enfermagem Dayane Antunes da Rosa. “Precisamos mobilizar os profissionais de Enfermagem para serem mais críticos e mais unidos”, enfatizou Lucas Gonçalves Freire. “Compartilhem os aprendizados recebidos aqui com a equipe, multipliquem os ensinamentos”, indicou a Conselheira do Coren/SC da região de Joinville, Auxiliar de Enfermagem Marlene Serafim de Oliveira.

A Formação de Lideranças em Enfermagem é uma promoção do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e nesta edição conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Blumenau e do Senac. “O Senac abre as portas para essa formação e está sempre aberto para formação com excelência, que reflete diretamente no nosso processo de trabalho. Por isso, nós já estamos em contato com Coren/SC para novas parcerias e em todo o Estado”, anunciou a Analista do Eixo Educacional do Senac, Enfermeira Daniela Farinella Jora. “A Câmara é parceria desse projeto, pois é um orgulho recebermos essa 3ª edição em Blumenau. Quanto mais conhecermos mais vamos lutar por nossos direitos”, disse o Presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vereador Vanderlei Oliveira.

O curso vem sendo desenvolvido em cada edição em diferentes regiões do Estado para oportunizar a atualização dos profissionais de Enfermagem. A 1ª e 2ª edições aconteceram em Florianópolis e Joinville. A realização em Blumenau atende à solicitação da Conselheira da região Técnica de Enfermagem Janara Caroline Ribeiro, que identificou a vontade dos profissionais e estudantes da região de Blumenau participarem. “Eu, que me formei na 1ª turma, defendo que todos participem. A formação realmente instrumentaliza os participantes, situando-os sobre o que está acontecendo na profissão e fazendo-os refletir sobre seu papel nesse cenário”, destacou a Conselheira Janara Caroline Ribeiro.

A Enfermeira e Deputada Estadual Ana Paula Lima, parceira da 1ª edição do curso, realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, prestigiou a abertura. A Deputada relembrou os primeiros passos para criação do curso, que surgiu de uma conversa informal entre ela, a Enfermeira Dra. Denise Pires (na época Presidente do Coren/SC), o professor Enfermeiro Dr. Jorge Lorenzetti e a Enfermeira Dra. Lygia Paim. “Esse curso é muito importante para a nossa categoria. Somos capacitados e precisamos vencer o desafio e assumir posições de liderança também nas Secretarias de Saúde, nos hospitais e unidades de saúde”, avaliou. Como representante da ABEn Nacional, a Enfermeira Msc. Helga Bresciani relatou a excelente parceria firmada entre Coren/SC e ABEn-SC.

Da coordenação pedagógica e professores, participaram do 1º encontro: o Enfermeiro Dr. Jorge Lorezentti; a Enfermeira Dra. Lygia Paim; a Enfermeira Dra. Felipa Amadigi; a Enfermeira Msc, Helga Bresciani; Enfermeiro Dr. Gelson Albuquerque; Enfermeira Dra. Denise Pires; Enfermeira Msc. Elaine Forte, Enfermeira Msc. Rosilda Veríssimo e Enfermeira Dra. Maria Lygia dos Reis Bellaguarda. Do Coren/SC, além da Presidente, estiveram presentes as Conselheiras Janara Caroline Ribeiro e Marlene Serafim de Oliveira.

Ao final do 1º encontro, a Presidente do Coren/SC e a Professora Lygia Paim deixaram novas reflexões: “Quais movimentos sociais você se disporia a participar em 2014? Como pensa em contribuir no coletivo das lutas profissionais? Já participou de algum movimento dessa natureza? Qual? Como?”.

Mobilização 30h Já
Após a cerimônia de abertura do curso, participantes, autoridades e professores do curso manisfestaram-se pela aprovação da jornada de 30h semanais para a categoria. Na sexta-feira (14 de março) era o Dia E da Enfermagem, dia de mobilizações em todo o país pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas semanais para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. Saiba mais sobre a mobilização.