Complexo de Saúde Baía Sul forma 1ª Comissão de Ética de Enfermagem

DSC07401_i

Pela primeira vez, o Complexo de Saúde Baía Sul, situado em Florianópolis, contará com Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) na instituição. A Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e a Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, empossaram os membros em cerimônia no Baía Sul na terça-feira (18 de março).

Eleito pelos profissionais de Enfermagem da instituição, o grupo, composto por Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem, terá a principal atribuição de orientar a equipe de Enfermagem sobre o exercício ético-profissional. “O papel da Comissão de Ética de Enfermagem das instituições de saúde é fiscalizar? Não. Esse papel é do Coren/SC. Cabe às Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde prevenir. A CEEn deve zelar pelo exercício ético-profissional, promovendo atividades para capacitação e atualização da equipe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais normas disciplinares”, explicou a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC.

Para a Presidente do Coren/SC, a implantação da CEEn funciona como um selo de qualidade nas questões éticas. “O Coren/SC vem trabalhando para ampliar o número de Comissões de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde de todo o Estado porque entende que a Comissão desenvolve papel fundamental para pensar políticas para garantia de uma assistência segurança aos pacientes”, detalhou Amadigi.

Orientar clientes, familiares e demais interessados sobre questões éticas relativas ao exercício profissional de Enfermagem e assessorar a Gerência de Enfermagem da instituição nas questões éticas também constituem competências da CEEn. “Conto com os membros da Comissão de Ética de Enfermagem para desenvolvermos um trabalho de alto impacto educacional”, frisou a Gerente de Enfermagem da instituição, Gisele Silva.

A Comissão de Ética de Enfermagem desenvolverá as atividades no período de 18 de março de 2014 a 17 de março de 2016. “Estou muito orgulhosa de representar essa equipe e feliz por trabalhar no Hospital Baía Sul. Acordo todos os dias às 5h20min e reafirmo o que quero para minha vida profissional: trabalhar com uma Enfermagem ética, diferenciada, humana e satisfeita”, citou a Enfermeira Carla Aparecida Fernandes, membro da CEEn.

Os profissionais de Enfermagem representam mais de 30% da força de trabalho do Complexo de Saúde Baía Sul, que engloba o Hospital Baía Sul, o Baía Sul Hospital Dia, a Clínica Imagem e a Imagem Mulher. No total, são 621 trabalhadores, sendo 187 profissionais de Enfermagem. “Essa posse vem coroar o trabalho que estamos desenvolvendo há tantos anos. Nesse processo, temos buscado agregar cada vez mais profissionais com formação e conhecimentos diferenciados e consequentemente a estruturação desses serviços dentro desse Complexo para melhora do processo assistencial”, enfatizou o Diretor Executivo Franklin Lindolf Bloedorn.

Na sequência da solenidade de posse, a Coordenadora da Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello, reuniu os membros empossados para as primeiras orientações. “É fundamental que neste primeiro momento, os membros estudem bastante sobre a legislação da Enfermagem, especialmente sobre o Código de Ética, e planejem as ações a serem desenvolvidas nesses dois anos. O Coren/SC está à disposição para auxiliá-los”, finalizou.

DSC07404(1)

Prestigiaram a solenidade de posse, além dos representantes do Coren/SC e do Complexo já citados, o Diretor Geral do Complexo Baía Sul, Dr. Irineu May Brodbeck e a Enfermeira Fiscal do Coren/SC, Izabel Cristina Bezerra Cabral.

Comissão de Ética de Enfermagem do Complexo Baía Sul

Membros Efetivos:

• Enfermeira Carla Aparecida Fernandes – Coren/SC 148.340
• Enfermeiro Marlon Amaral Da Rocha – Coren/SC 342.780
• Técnico de Enfermagem Deni Edson Fidelis – Coren/SC 86.883-AE
• Técnica de Enfermagem Mirela Weber – Coren/SC 681.125-TE

Membros Suplentes:

• Enfermeira Bruna Da Silva – Coren/SC 283.081
• Enfermeira Katia Reis Mocelin – Coren/SC 103.138
• Técnica de Enfermagem Giselle Santana – Coren/SC 651.475-TE