Atribuição e respaldo legal da Enfermagem na lavagem de dreno de tórax são pauta de reunião

DSC01960_c(1)

“É atribuição dos profissionais de Enfermagem a lavagem de dreno de tórax?”, questionou a Enfermeira Cláudia Brundo Uriarte, do Hospital Infantil Joana de Gusmão, à Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC).

Após pesquisa, a Coordenadora da Câmara Técnica do Coren/SC, Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino, emitiu Resposta Técnica e promoveu reunião com representantes de Enfermagem de instituições de saúde estaduais para troca de experiências sobre o assunto.

A Coordenadora da Câmara Técnica explicou “no contexto das ações de enfermagem, não se identificou respaldo legal ou estudos que determinem a atribuição da Enfermagem na lavagem de dreno de tórax. Recomenda-se que os cuidados de Enfermagem relacionados com a inserção, manipulação, manutenção e retirada de drenagem torácica estejam previstos em protocolo assistencial multiprofissional, garantindo assistência de qualidade e com segurança aos pacientes”. Janete detalhou que outras técnicas executadas pelas equipes de Enfermagem possuem legislação específica e estudo científico, a exemplo de passagem de Cateter Central de Inserção Periférica (PICC).

Na reunião, estiveram presentes as representantes do Hospital Infantil (Enfermeira Cláudia Brundo Uriarte), Maternidade Carmela Dutra (Jaqueline Soar Cavalheiro Locks), do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes (Enfermeiras Luciana Paes e Luciana Luckman) e do Hospital Governador Celso Ramos (Enfermeira Francisca Inácia Leal de Carli).

O grupo deliberou por encaminhar o questionamento e as considerações ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), visando obter orientações sobre essa questão em todo o território nacional.

“A discussão foi muito produtiva. Aproveitamos para trocar experiências sobre outras questões e foram dados os encaminhamentos para em breve termos uma resposta conclusiva sobre a lavagem de dreno de tórax”, avaliou a Enfermeira Cláudia Brundo Uriarte.

Câmara Técnica do Coren/SC
As Câmaras Técnicas do Coren/SC atendem aos questionamentos advindos dos profissionais de Enfermagem e de instituições em decorrência do exercício profissional da Enfermagem. Entre as competências das Câmaras Técnicas está: organizar pareceres em integração com pareceristas ad hoc, indicados por instituições de ensino, grupos de pesquisa e serviços de saúde e de Enfermagem. Atualmente, o Coren/SC conta com quatro Câmaras Técnicas: Atenção Básica; Média e Alta Complexidade; Educação e Legislação Profissional; e Saúde da Mulher e do Recém-Nascido.