Coren/SC participa de elaboração de cartilha à gestante

O Comitê Juntos Somos Mais Criciúma lançou no final de março a Cartilha de Orientação à Gestante, com foco na diminuição da mortalidade materna e infantil. A cartilha orientará as futuras mamães de como proceder antes, durante e depois da gravidez. “Com uma proposta dinâmica, de fácil leitura e com ilustrações, a Cartilha mostra a importância de cada profissional (Agente Comunitário, Técnico de Enfermagem, Enfermeiro, Médico e equipe de Saúde Bucal) indicando onde e quem procurar em cada etapa da gestação”, diz a Presidente do Comitê de Mortalidade Materna e integrante do Comitê Juntos Somos Mais Criciúma, a Enfermeira Fiscal Daiane Freitas, que representa o Coren/SC. Nessa primeira etapa serão distribuídos 10 mil exemplares.

A Cartilha “Orientações: o antes, o durante e o depois da gravidez” consiste em ferramentas para atingir 2 dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”. A publicação trata dos itens 4 e 5: reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes. As oito metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000. O Comitê Juntos Somos Mais Criciúma criado em 2012 é formado por sete instituições da cidade: o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), o Bairro da Juventude, a Celesc, a Pastoral da Saúde, o Sesi, a Universidade Comunitária de Criciúma (Unesc) e a Prefeitura de Criciúma, por meio das Secretarias de Serviço Social, de Saúde e Educação, e em conjunto com o Movimento Estadual Nós Podemos Santa Catarina.

Foram vários encontros ao longo de 2013 para construção da cartilha que seguiu o Protocolo do Ministério da Saúde 2005. “Criciúma lançou o manual, que servirá de referência para as mais de 90 organizações envolvidas com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, em Santa Catarina”, conta Daiane.

As cartilhas serão entregue às mulheres durante visita do Agente Comunitário, que recolhe a assinatura e destaca o termo de entrega para controle do Município. A ação iniciará pelo Bairro Boa Vista devido ao alto índice de gravidez na adolescência.

Acompanhe algumas orientações da Cartilha:

1 – Toda gestante do bairro deverá ser acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde (Posto de Saúde), devendo realizar no mínimo oito consultas pré-natais.
2 – Mesmo que a gestante seja assistida em serviços de referência, a Unidade de Saúde (Posto de Saúde) realizará o monitoramento até a consulta após parto.
3 – A primeira consulta deverá ser agendada com o Enfermeiro da equipe da Unidade de saúde (Posto de Saúde), na área de abrangência da qual pertence a gestante.

Exemplar completo em pdf.

cartilha