1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular despede-se com a proposta de ser realizado a cada dois anos

DSC02045_c(1)Focada no cotidiano do cuidado para pacientes com distúrbios cardiovasculares, a programação do 1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular foi avaliada como um sucesso pelos organizadores e participantes. “Esperamos que esse Congresso seja o primeiro de muitos. Nossa proposta é que entre no calendário de eventos da Enfermagem e seja realizado a cada dois anos”, declarou uma das organizadoras do Congresso, Enfermeira Dra. Maritê Argenta, Gerente de Enfermagem do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina.

O 1º Congresso Catarinense de Enfermagem Cardiovascular reuniu em dois dias (3 e 4 de abril) na cidade de Florianópolis estudantes e profissionais de Enfermagem de todo o Estado. Na programação, dicas para aqueles que estão em busca de especialização na área; oficina de reconhecimento de parada cardiorrespiratória e reanimação; orientações para cuidados aos pacientes com infarto agudo do miocárdio; exposição de trabalhos e muito mais. “A programação foi fechada em conjunto pelas instituições organizadoras e essa diversidade de opiniões aprimorou a programação, possibilitando-nos o debate na perspectiva do que há de mais moderno na área”, detalhou Maritê Argenta.

O Congresso é uma realização do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), da Estácio de Sá e do Hospital SOS Cárdio com apoio do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e das empresas Sanofi e Cirúrgica Florianópolis.

Para o acadêmico de Enfermagem da 7ª fase Dani Felipe, da Unoesc (Joaçaba), o Congresso foi muito proveitoso. “O Congresso enriqueceu e aprofundou nosso conhecimento de sala de aula, ampliando a nossa visão sobre cardiologia. O congresso foi muito bom, de grande valia e aprendizado, profissionais qualificados para as palestras, bem organizado, palestras que realmente chamam a atenção do ouvinte. O Congresso deve ter continuidade, com certeza estarei presente no próximo. Parabéns pela organização!”.