II Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva debate sobre gestão das políticas públicas do Sistema Único de Saúde

poster_II seminario

O evento reúne pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores de políticas públicas, membros de conselhos de direitos e representantes de movimentos sociais

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) promove o II Seminário Sul Brasileiro de Direito Sanitário e Saúde Coletiva nos dias 27 e 28 de maio de 2014. O evento, que acontece no Campus da Universidade, no bairro Universitário, na cidade de Criciúma, tem como tema central “(Re)pensando a gestão das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS)” e se divide em seis eixos temáticos: Estado, Políticas Públicas e Direito Sanitário; Educação, Trabalho e Saúde; Promoção da Saúde e Integralidade na Atenção; Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde; Democracia, Participação Popular e Controle Social em Saúde; Epidemiologia e análise de situação de saúde.

O II Seminário vem com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e de prática social; construindo rede de pesquisa, entre docentes e discentes e com a participação efetiva da sociedade e gestores públicos da área. Além de painel de debate, acontece também apresentação de trabalhos científicos, que contribuem com os eixos temáticos.

O evento é organizado pelas entidades: Laboratório em Direito Sanitário e Saúde Coletiva (LADSSC/Unesc), Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito (NUPED/Unesc), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Integralidade, Educação e Saúde (NEPIEES/Unesc), Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNASAU/Unesc), Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas (UNACSA/Unesc), Programa de Pós-Graduação em Direito Sanitário (PPGDS/Unesc), proposta incubada de construção de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, o curso de Enfermagem e curso de Direito, da Unesc. E apoiado pela Rede Ibero-Americana de Direito Sanitário.

A primeira edição ocorreu em outubro de 2011, com a temática central “SUS: uma política pública de Estado”, desenvolvida por meio de conferências e exposição de trabalhos acadêmicos distribuídos em diversos eixos temáticos com a colaboração de uma rede de pesquisadores de universidades do Sul do País. O evento teve como subtemas: Políticas públicas em saúde; Controle social em saúde; e, SUS 23 anos: os desafios da integralidade. O evento recebeu mais de 400 pessoas e mais de 50 trabalhos acadêmicos foram apresentados. O encontro resultou na publicação de um livro com o tema do evento.

Inscrições:

Ouvintes: As inscrições poderão ser feitas pelo site até o dia 26 de maio de 2014. Caso exista disponibilidade de vaga, os interessados poderão se inscrever no dia do evento.

Trabalhos Científicos: As submissões de trabalhos científicos poderão ser feitas até o dia 30 de abril de 2014, pelo site.

Programação: Confira a programação completa no site do evento.

Mais informações: No site ou pelo telefone (48) 3431-2562.