Reunião entre membros do Coren/SC e Câmaras Técnicas define encaminhamentos para agilizar Respostas Técnicas e Pareceres

DSCN0078(1)A equipe do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) está trabalhando para atender com ainda mais celeridade aos questionamentos sobre o exercício profissional da Enfermagem, provenientes tanto dos profissionais quanto das instituições. As Câmaras Técnicas (CT) do Coren/SC são os órgãos competentes pela emissão de Respostas e Pareceres Técnicos fidedignos com base na legislação e em conhecimento técnico-científico.

Profissionais com expertise nas áreas de conhecimento compõem as Câmaras Técnicas, que têm como Coordenação Geral a Conselheira do Coren/SC, Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino e são secretariadas pela Enfermeira Fiscal Jennifer Adriane Nesso.

Em reunião na sexta-feira (11 de abril), o grupo deu encaminhamentos para emissão de novas Respostas e Pareceres Técnicos, conversou sobre o fluxo do trabalho e sobre as prioridades a curto, médio e longo prazos.

Sobre o fluxo, a Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino esclareceu que a solicitação pode chegar à Coordenação da Câmara por e-mail, site, correio ou protocolo na Presidência; depois de analisado, o questionamento é distribuído à Câmara Técnica da área de competência. Caso o assunto seja específico, cabe aos membros da Câmara Técnica a emissão de Resposta; já se o assunto referir-se à temática abrangente a outras instituições que prestam serviço de Enfermagem, os integrantes da CT devem preparar Parecer, que deverá ser aprovado em Reunião Ordinária de Plenário (ROP).
O grupo definiu como prioridade responder aos questionamentos e na sequência revisar os Pareceres já emitidos para disponibilizar os conteúdos atualizados no site do Coren/SC.

“As Câmaras Técnicas instrumentalizam os profissionais de Enfermagem e o gestor da área da saúde sobre assuntos que causam dúvidas na prática profissional. São respostas e pareceres emitidos após uma série de pesquisa e consulta à legislação e bases técnico-científicas”, detalhou a Coordenadora das Câmaras Técnicas do Coren/SC.

Atualmente, o Coren/SC conta com Câmaras Técnicas em quatro áreas do conhecimento. As Câmaras Técnicas de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido e de Média e Alta Complexidade já contam com membros nomeados e empossados para a tarefa. As outras duas Câmaras Técnicas (Atenção Básica e Educação e Legislação Profissional) terão os nomes dos membros homologados na Reunião Ordinária de Plenário, de 25 de abril de 2014.

A Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, ressalta que essas ações representam compromisso do Conselho com a categoria para dispor de informações atualizadas e de qualidade aos profissionais de Enfermagem para o desenvolvimento de boas práticas profissionais.

DSCN0084(1)
Câmara Técnica de Média e Alta Complexidade
Enf. Msc. Lúcia Maria Marcon
Enf. Msc. Monica Ferreira Gruner
Enf. Msc. Maristela Assumpção Azevedo
Enf. Msc. Magada Tessaman
Enf. Dra. Monica Motta Lino

Câmara Técnica de Saúde da Mulher e do Recém-Nascido
Enf. Esp. Ana Paula Fernandes
Enf. Dra. Evanguelia K. Atherino dos Santos
Enf. Esp. Manuela Beatriz Velho
Enf. Dra. Maria Emília de Oliveira
Enf. Dra. Odalea Maria Bruggemann

Consultas às Câmaras Técnicas
Os profissionais de Enfermagem podem solicitar respostas às dúvidas técnicas pelo site do Coren/SC: www.corens.gov.br, menu Fale Conosco.