Premiados na Mostra Nacional: ESF de Massaranduba desperta nos usuários interesse por políticas públicas

InformexCom um tom que mistura o lúdico e a curiosidade, a Enfermeira daEstratégia da Saúde da Família de Massaranduba (Norte de Santa Catarina), Simone Aparecida de Souza, aos poucos foi estimulando o envolvimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade com as políticas de controle social.

Para iniciar a abordagem sobre cidadania e controle social, Simone criou o Informex. “O Informex é uma nova fórmula medicamentosa testada e distribuída nos grupos de educação popular em saúde. A nova expectativa na busca da cura para o mal da desinformação que aflige grande parte da população brasileira”, apresenta Simone. A partir dessa fala da Enfermeira, surge a curiosidade: o que é? Para que serve? Captado o interesse do público, a Enfermeira explica que o Informex representa a importância da informação para a vida em sociedade, contribuindo com reivindicações em busca de conquistas para a comunidade.

DSCF0685(2)

A iniciativa começou no final de 2011 nos grupos de saúde e de idosos do município, utilizando minutos anteriores ou posteriores às atividades para destacar a poder de cada cidadão para as políticas públicas. Com questionamentos, a Enfermeira levava o grupo a reflexões: “Vocês sabem o que são Conselhos de Saúde? Vocês sabem que existe um espaço onde a população pode se manifestar em relação às suas dúvidas sobre saúde? O que faz um Conselho de Saúde e quem pode participar? E o dinheiro público? O que são recursos do SUS e quais são esses recursos? De onde vem esse dinheiro? O SUS é gratuito? Quem nunca usou o SUS?”, perguntava.

E a abordagem da Enfermeira levou muitos dos usuários à Unidade Básica de Saúde onde Simone trabalha para obterem mais informações: Como eles poderiam participar mais? Qual seria o caminho? O interesse dos usuários motivou também a troca de informações e conhecimentos entre os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde para que todos estivessem capacitados para orientar a população.

Formado o público, a equipe da ESF agendou o primeiro encontro na comunidade com foco no papel dos Conselhos de Saúde, mobilizando-os para participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde e estabelecer conselhos locais de saúde. Resultado: formou-se um grupo participativo; o primeiro Conselho Local de Saúde (foto abaixo) já foi formado e o segundo está para ser instituído; trabalharam na revisão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Saúde com a proposta de reduzir o quantitativo de membros de 40 para 16, que deverá ser apreciado pela Câmara de Vereadores; e o assunto ganhou espaço na rádio comunitária da cidade.

DSC05029
“Através da distribuição do Informex nos grupos de saúde, grupos da melhor idade e nas reuniões dos conselhos, estamos disseminando conhecimento, democratizando o poder e o município está evoluindo em relação à visão e participação nas políticas de controle social. Se ficarmos apenas argumentando e lamentando não haverá resultado, é preciso agir, ser persistente e acreditar”.

IMG_20140315_194836263_HDR_c(1)

Com essa iniciativa, a equipe foi uma das 100 premiadas na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, em Brasília, neste ano.

Acompanhe o site do Coren/SC e conheça os premiados catarinenses na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. A série de reportagens com os projetos premiados é publicada todas as terças-feiras.

Curiosidade: no vídeo do projeto, os primeiros versos da trilha sonora escolhida transmitem a ideia da participação. O grupo selecionou a música “Saúde”, composta por Rita Lee e Roberto de Carvalho. “Me cansei de lero-lero/ Dá licença mas eu vou sair do sério/ Quero mais saúde/ Me cansei de escutar opiniões/ De como ter um mundo melhor/ Mas ninguém sai de cima/ Nesse chove-não-molha”, diz a canção.
P1110657---Cópia

Usuários participam da reunião do Conselho Municipal de Saúde. Na foto, Conselheiros e usuários.

Grupos de Educação Popular em Saúde: Informex, uma estratégia utilizada para estimular o envolvimento do usuário com as políticas de controle social
Município: Massaranduba
Profissionais envolvidos: Enfermeira Simone Aparecida de Souza, Agente Comunitário de Saúde Sueli Regina S. Gomes, Agente Comunitário de Saúde Cleonice Lucchini Bernardes, Enfermeira Cristiana Fick, Gestora Anna Karine Heinke Franz, Auxiliar Administrativa Cheila Patricia Rohweder, Enfermeir Daniela Cristina Bogo Boger, Agentes Comunitários de Saúde Vanderleia Stein Mader, Rubia Golçalves de Souza e Alcinéia Cristina da Silva; Técnica de Enfermagem Luana Decker Kons; Horst Heck. Usuários da UBS: Lucia Besen Koch, Yolanda Kastner Betti, Terezinha Gazda, Célia Besen, Edelson Feiler, José da Silva, Lucia Besen e Valerio Burg.