Semana Brasileira de Enfermagem reúne atividades em todo o Estado

Programação abre oficialmente na segunda-feira (12 de maio) e visa à troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes de Enfermagem

Por meio de palestras, apresentações culturais, seminários, minicursos, conferências, mostras científicas, rodas de conversas e atividades em praças, a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) priorizará a discussão sobre o tema central o “Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar”. A Semana Brasileira de Enfermagem é comemorada anualmente de 12 a 20 de maio, mas a programação deste ano ultrapassa esses nove dias comemorativos.

A abertura oficial da 75ª SBEn será no dia 12 de maio, às 19h30min, no auditório do Tribunal de Contas da União (Rua Bulcão Viana, nº 90), em Florianópolis, com conferência que abordará o tema central da Semana. “Protagonismo refere-se ao destaque, a relevância que uma pessoa, um grupo tem em determinada área, evento ou situação da vida em sociedade. Os profissionais da Enfermagem são protagonistas do cuidado, uma vez que são agentes principais da sua história profissional em saúde no processo de cuidar”, explica a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda.

Nesta 75ª Semana, os profissionais de Enfermagem reforçarão o protagonismo nas lutas da Enfermagem, entre elas regulamentação da jornada de 30h semanais para a categoria (PL 2295/2000), Piso Salarial Nacional (PL 4924/2009), Formação Continuada (PL 4868/2012) e aposentadoria especial. “O Coren/SC, como entidade representativa da Enfermagem, participa da defesa permanente do fortalecimento e valorização da profissão. O Coren/SC entende que conhecimentos instrumentalizam os profissionais para desenvolverem com ainda mais competências suas habilidades técnicas”, ressalta a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi. Conselheiros, Enfermeiros Fiscais e colaboradores do Coren/SC participarão de mais de 50 atividades, sendo que em aproximadamente 40 ministrarão palestras.

A programação diversificada é resultado da construção coletiva das entidades representativas da profissão (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, sindicatos, ABEn-SC), instituições de ensino e de saúde, sob a coordenação e articulação da ABEn-SC, que tem sede em Florianópolis, e seis núcleos do Estado: Joinville, Blumenau, Chapecó, Itajaí, Criciúma e Lages.

Programação

A programação completa da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem pode ser conferida neste link e no site www.aben-sc.com.

A Semana Brasileira de Enfermagem
Instituída pelo Decreto nº 48.202/1960, a Semana Brasileira de Enfermagem é celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri.
Considerada a precursora da profissão de Enfermagem, Nightingale (12 de maio de 1820, Florença, Itália – 13 de agosto de 1910, Londres, Inglaterra) lançou as bases para os modernos serviços de enfermagem.

Já Ana Justina Ferreira Neri (13 de dezembro de 1814, Vila da Cachoeira do Paraguaçu, Bahia – 20 de maio de 1880, Rio de Janeiro) é considerada a pioneira da Enfermagem no Brasil.

No dia 12 de maio, comemora-se o Dia do Enfermeiro. E no dia 20 de maio, o Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem.

Enfermagem em números
Os profissionais de Enfermagem representam cerca de 60% do total de profissionais de saúde. São 1,6 milhão de trabalhadores de Enfermagem em todo o país. Em Santa Catarina, são mais de 48 mil Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.