75ª SBEn: Palestra sobre Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar abriu programação da Semana Brasileira

Até 20 de maio, instituições de saúde e de ensino de Santa Catarina que contam com serviços de Enfermagem estão desenvolvendo atividades em comemoração à 75ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (75ª SBEn).

São conferências, palestras, rodas de conversa e atividades diversificadas. A 75ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem abriu oficialmente com solenidade no Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis, na noite de segunda-feira (12 de maio). Estudantes e profissionais de Enfermagem, entre eles professores dos cursos de Enfermagem e coordenadores de curso, prestigiaram a abertura solene.

P1090302_c
Neste ano, a programação tem como tema central de debates o “Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar”. A coordenadora da Semana no Estado e Diretora de Publicações da Associação Brasileira de Enfermagem, Enfermeira Msc. Ângela Kirchner, explicou que a origem da palavra protagonismo e reforçou a importância dos profissionais de Enfermagem para os serviços de saúde. “O protagonismo vem de prothos – primeiro e agoros – lutador. Somos lutadores em batalha pela vida. Parabenizo a todos os Enfermeiros pelo seu dia, 12 de maio. E antecipadamente aos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem que comemoram em 20 de maio. Nós, profissionais de Enfermagem, desenvolvemos um trabalho essencial: o cuidado”, reforçou.

A Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina, Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, enfatizou a necessidade do protagonismo para a assistência em Enfermagem e também para fortalecer as lutas da Enfermagem. “A Enfermagem tem força. Somos 60% do total de trabalhadores nas unidades de assistência em saúde e 48 mil profissionais de Enfermagem no Estado”, explanou.

A Conselheira do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, Enfermeira Dra. Janete Elza Felisbino, destacou a parceria entre Coren/SC e ABEn-SC nas atividades tanto na Semana Brasileira de Enfermagem quanto em outras em prol da Enfermagem. “O Coren/SC tem compromisso com a Enfermagem, por isso apoia e desenvolve ações para valorização da profissão, formação e conquista das lutas da Enfermagem”. Do Coren/SC, também estava presente a Conselheira Enfermeira Dra. Denise Pires. Simultaneamente a esta abertura oficial, acontecia em Blumenau a abertura do 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem, prestigiada pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, e pelas Conselheiras Janara Caroline Ribeiro e Marlene Serafim de Oliveira.

A Vice-Presidente da ABEn Nacional na gestão 2010-2013, Enfermeira Msc. Helga Bresciani, representou a Presidente da ABEn Nacional, Angela Maria Alvarez, e ministrou a palestra de abertura “Protagonismo da Enfermagem no processo de cuidar”.

P1090314
Ao final da solenidade, cada participante escreveu sua manifestação em prol da regulamentação da jornada de 30h semanais para os profissionais de Enfermagem.