Premiados na Mostra Nacional: ESF de Joinville investe em promoção da saúde e muda realidade de crianças e adolescentes do Bairro Jardim Sofia

A alta incidência de envolvimento do público infanto-juvenil com drogas e violência no Bairro Jardim Sofia, em Joinville, apontada no Diagnóstico da criança e do adolescente do Município de Joinville em 2010 soou na unidade de saúde como alerta máximo para que os profissionais de saúde intervissem.

O grupo planejou ações permanentes de promoção à saúde para os anos seguintes à pesquisa e em pouco tempo, os resultados já apareceram. A equipe da Estratégia da Saúde da Família do Bairro Jardim Sofia passou a intensificar as orientações para estudantes na faixa etária de 10 a 19 anos nas duas escolas da região, e ampliou o espaço de abordagem para as atividades culturais e esportivas das crianças e adolescentes. A estratégia, nomeada de Projeto Jovem Vencedor, abrangeu também as famílias em rodas de conversas e oficinas. “A cada ano foi desenvolvido um tema voltado ao adolescente e sua família, passando por cultura (2010), esporte, cidadania e profissionalização (2011), saúde integral (2012) e nutrição para o esporte (2013), de forma intersetorial e interdisciplinar”, detalha a Enfermeira Celia Diefenbach.

2012-03-07 15_05_21 (1)(1)

Para o desenvolvimento das atividades, a equipe do ESF estabeleceu parcerias fundamentais com o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Centro de Atenção Psicossocial Álcool-Drogas (Caps –AD), Ministério Público, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lideranças comunitárias, Secretarias Municipais de Joinville e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Infraero, CIEE e instituições de ensino superior.

A Enfermeira Célia Diefenbach detalha que em 2011, por exemplo, as parcerias possibilitaram a confecção de documentos para as crianças e adolescentes. Já no ano passado, 140 jovens participaram de atividade esportiva (taekwondo), 120 jovens foram encaminhados para curso de profissionalização e primeiro emprego, 35 fizeram curso de inglês, todos foram avaliados pela equipe de saúde. No total, a iniciativa beneficia diretamente mais de 500 crianças e adolescentes do Bairro. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Em 2011, quando completamos 1 ano e 4 meses do Projeto Jovem Vencedor, reduzimos em 90% as infrações cometidas por adolescentes em nossa área de abrangência, conforme dados repassados pelo Conselho Tutelar”, avalia Célia.

DSC01278
O grupo da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Jardim Sofia entende que atuar na promoção da saúde contribui para a qualidade de vida da família, crianças e adolescentes a curto, médio e longo prazos e ao mesmo tempo otimiza o trabalho da equipe da ESF. “Apostamos na inserção do adolescente e na construção de políticas que oportunizem espaço à cidadania, cultura, lazer, esporte, dentro da proposta de promoção à saúde do jovem”, reforçou Enfermeira Célia Diefenbach.

A experiência da ESF do Bairro Jardim Sofia com o Projeto Jovem Vencedor foi premiada na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, em Brasília, neste ano. A estratégia aplicada no Bairro Jardim Sofia tornou-se referência para outras unidades de saúde. A ESF do Bairro Jardim Sofia inscreveu na Mostra outras duas ações de sucesso: “Saúde do Homem” e “Saúde e meio ambiente: Meu bairro, minha casa”, este último premiado no Encontro Estadual de Saúde da Família no ano passado em Florianópolis.

O Projeto Jovem Vencedor também foi selecionado no Laboratório de Inovações pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan Americana de Saúde (Opas). Dos 90 trabalhos classificados em todo o país, o Projeto ficou entre os finalistas. O grupo do Laboratório de Inovações visitará a Unidade de Saúde do Bairro Jardim Sofia para conhecer melhor o projeto. “Dessas visitas, serão selecionados seis trabalho para servir de referência para a saúde dos adolescentes das Américas e das políticas relacionadas”, explicou a Enfermeira Célia Diefenbach.

Projeto “Jovem Vencedor”
Município: Joinville
Profissionais envolvidos: Enfermeira Celia Riqueta Diefenbach; Agente Comunitário de Saúde Arminda Custódia Marcos Alves; Cirurgiã-Dentista Franciele Colatusso; Apoiadores Professor de Taekwondo Acadêmicos de Odontologia e Enfermagem, Presidente do Conselho Local de Saúde, CIEE, Secretaria de Saúde; Técnica de Saúde Bucal Laura Gomes Guesser; Agente Comunitário de Saúde Raquel Anhaia; Agente Comunitário de Saúde Célia da Costa Silva; Médico Fabio Fernandes da Rosa; Auxiliar Administrativa Iolanda Ribeiro; e Auxiliar de Enfermagem Maria Alzira dos Santos Lopes.