3º Encontro Blumenauense aborda protagonismo da Enfermagem em diferentes áreas do cuidado

Do protagonismo histórico da Enfermagem Blumenauense ao protagonismo da Enfermagem no Processo de Transplante de Órgãos. O 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem passa por várias áreas do cuidado para tratar do protagonismo de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem na prática profissional.
DSCN0436Na conferência de abertura, na noite de segunda-feira (12 de maio), a Enfermeira Dra. Lygia Paim explicou que o protagonismo está relacionado à atitude. “Sem protagonismo não há cuidado profissional com identidade. E cuidar do outro é uma arte, uma ciência. O cuidar envolve também desenvolver no outro a autonomia para se cuidar”, destacou Paim.

A abertura do 3º Encontro Blumenauense celebrou também a formatura de 41 profissionais de Enfermagem no Curso de Formação de Lideranças em Enfermagem, atividade promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) e pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) com apoio nesta edição do Senac, Cedup e Câmara de Vereadores de Blumenau. “Estamos contribuindo com a formação de profissionais com senso crítico diferenciado para defender a qualidade dos serviços de saúde e Sistema Único de Saúde”, ressaltou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi. A Presidente do Conselho anunciou que Coren/SC, ABEn-SC e com apoio da Unesc já estão planejando a próxima edição do Formação do Curso de Lideranças para o Sul do Estado. A 1ª e 2ª edições foram realizadas com sucesso em Florianópolis e Joinville, respectivamente. “A cada edição vamos incorporando as dicas dos participantes das edições anteriores e vamos aprimorando a Formação”, detalhou Amadigi. Os formandos gostaram tanto da Formação que sugeriram para que os professores transformem esse curso em uma pós-graduação. “Foram encontros de muito conhecimento. E tudo que aprendi fui repassando para os colegas de trabalho, que não participaram do curso, e todos fomos crescendo juntos”, avaliou Sirlei Medeiros Alves, Técnica de Enfermagem da Prefeitura de Blumenau. “O curso foi bastante válido porque começamos a entender que liderar que é liderar uma recepção quando está cheia, é liderar quando chega politrauma, é liderar a equipe e ter postura perante uma equipe, porque você é exemplo não só para os profissionais de Enfermagem, como também para os demais profissionais de saúde e comunidade”, contou a Enfermeira do Serviço de Emergência no Hospital Santa Isabel, Monica Chiodini.

DSCN0432_c(1)
A programação do 3º Encontro Blumenauense está sendo realizada em quatro dias (de 12 a 15 de maio). As atividades do 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem são uma promoção do Núcleo da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC) de Blumenau, em comemoração a 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (75ª SBEn), e realizado em parceria com o Coren/SC, bem como instituições de ensino e assistência à saúde do município.

Além da Presidente do Coren/SC, prestigiaram as cerimônias de abertura do 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem e da formatura da 3ª edição da Formação de Lideranças de Enfermagem: a Coordenadora do 3ºEBEnf Enfermeira Ketly Scheurmann Branco; Diretora do Senac Blumenau, Senhora Elita Grosh Maba; Presidente da Câmara Municipal de Blumenau, Vanderlei de Oliveira; a Diretora de Ações em Saúde do Município de Blumenau, Enfermeira Andréa da Silva; a Diretora de Assuntos Profissionais da ABEn-Sc, Enfermeira Eleide Margareth Pereira Farhat; e a Deputada Estadual, Enfermeira Ana Paula Lima.

Entre as duas cerimônias, o público – composto essencialmente por Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem – manifestou a necessidade de regulamentar a jornada de 30h semanais para a categoria.

DSCN0363(1)

DSCN0362

DSCN0365
Confira a programação do 3º Encontro Blumenauense de Enfermagem e da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem.