25° Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e 5° Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem

25 forum e 5 congresso_topo

Docentes, discentes e profissionais da Enfermagem debaterão os métodos de avaliação e a Educação em Enfermagem como processo contínuo

A cidade de Chapecó será sede do 25° Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e do 5° Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem. O evento acontece nos dia 2 e 3 de junho de 2014, sendo promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As inscrições ocorrem até o dia 20 de maio de 2014. Podem participar do evento pesquisadores, profissionais e estudantes de Enfermagem, integrantes de grupos de pesquisa de todo o país, dos mais diversos cenários, trazendo as vivências e conhecimentos científicos da Enfermagem brasileira. Profissionais de outras áreas também podem se inscrever como participantes.

O Fórum tem por objetivo discutir com as escolas de enfermagem catarinenses, de nível médio e de graduação, a “Avaliação e Educação em Enfermagem como Processo Contínuo”, no intuito de instrumentalizar os docentes, profissionais e estudantes de enfermagem para a qualidade na formação profissional com vistas a uma atenção à saúde de qualidade.

A Educação tem papel preponderante no direcionamento das práticas assistenciais, pesquisa e aprimoramento de estratégias de incluir a sociedade em geral na discussão da qualidade em saúde. Isto define o exercício da cidadania. A Enfermagem como profissão da área da saúde tem fundamental importância e influência no cuidado, atenção e diálogo educativo sobre saúde junto à comunidade.

O preparo formativo de profissionais da enfermagem tem um alcance nas práticas, nos serviços de saúde e educação clínico, administrativo, gerencial e na própria educação. A importância da discussão da avaliação educacional, até a época recente, limitava-se a mensuração do desempenho escolar, ou, então, era concebida segundo um modelo simplista, baseado na apresentação de objetivos comportamentais, construção e aplicação de instrumentos, análise dos resultados e elaboração de um relatório final. A avaliação inclui todos esses procedimentos, mas a eles não se circunscreve, porque significaria limitar os seus objetivos, que são bem mais amplos. Sem se afastar desse interesse, modificou a sua orientação e passou do estudo de indivíduos para o de grupos, e destes para o de programas e materiais instrucionais; preocupa-se com a avaliação do próprio sistema educacional. A temática da avaliação é fundamental para a implementação de estratégias por professores, gestores e profissionais assistenciais em saúde para a melhoria da atenção de saúde à sociedade.

Serviço

O quê: 25° Fórum Catarinense das Escolas de Enfermagem e o 5° Encontro Catarinense dos Estudantes de Enfermagem
Quando: 2 e 3/62014
Onde: Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nês
Rua Assis Brasil, 20D – Chapecó/SC

Mais informações

Fonte: http://www.aben-sc.org.br/25_forum/index.php

25 forum e 5 congresso_rodape(1)