Coren/SC realiza 3º Encontro Estadual de Comissões de Ética e lança livro que orienta trabalho das Comissões

Publicação “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde” foi distribuída aos participantes

Representantes das Comissões de Éticas de Enfermagem das Instituições de Saúde (CEEn) de todo o Estado estão participando nesta quarta e quinta-feira (28 e 29 de maio) do 3º Encontro Estadual das Comissões de Ética de Enfermagem. O evento, promovido regulamente pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), objetiva a troca de experiências e a atualização dos membros das CEEn para atuação cada vez mais qualificada em defesa da ética profissional.

DSCN0766
“Esperamos que ao final deste evento vocês estejam mais esclarecidos das ações enquanto membros das Comissões de Ética das Instituições de Saúde e motivados a levar essas orientações para as instituições em que trabalham”, enfatizou a Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Rafaela Amadigi.
DSCN0799

A programação do primeiro dia envolveu palestra sobre ética das redes sociais. A Presidente do Coren/SC traçou uma relação entre a atuação nas redes sociais e o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen nº 311, de 8 de fevereiro de 2007). “As responsabilidades no ambiente virtual e no real são as mesmas. Então, o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem apresenta direitos, responsabilidades, deveres e proibições que valem também para a atuação nas redes sociais”, explicou. “O artigo 108 diz que é proibido ‘inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização’”.

Confira aqui a apresentação da Enfermeira Dra. Felipa Amadigi sobre ética nas redes sociais

Na sequência, Conselheiros do Coren/SC, membros da Comissão de Ética do Coren/SC e organizadores do livro lançaram a publicação “Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde”. O livro é o 2º volume da Coleção Coren/SC Orienta, que traz conhecimentos específicos para a prática profissional de profissionais de Enfermagem. O livro apresenta, entre outros assuntos, o passo a passo para implantação da Comissão de Ética de Enfermagem na instituição, orienta os membros sobre os procedimentos para os casos de denúncia ética e traz normas relacionadas às Comissões. Cada comissão recebeu 15 exemplares para que as informações sejam compartilhadas também com os Gerentes de Enfermagem e demais membros da Comissão.

DSCN0808
Durante o primeiro dia do evento, os membros da Comissão de Ética do Coren/SC aplicaram pesquisa para que aprimorar o trabalho de orientação aos membros das Comissões de Ética das Instituições de Saúde. “Com esses dados, vamos poder realizar análises também para qualificar ainda mais as atividades. No 2º Encontro Estadual de Comissões de Ética de Enfermagem, os participantes apontaram para a necessidade de um instrumento norteador e hoje estamos lançando essa publicação. Estamos em constante aprimoramento”, disse a Coordenadora da Comissão de Ética do Coren/SC, Enfermeira Msc. Tânia Soares Rebello.

Para o segundo dia, os Enfermeiros Fiscais da sede preparam uma dramatização com casos fictícios para esclarecer o papel das Comissões de Ética de Enfermagem das Instituições de Saúde. O público participante também vai interagir ao formar um júri simulado, entendendo de forma prática os trâmites das denúncias éticas.

Prestigiaram o evento, os Enfermeiros Fiscais do Coren/SC; os Conselheiros Jacks Soratto, Marlene Serafim e Jaçany Borges Prudente (que coordena o Departamento de Fiscalização e Ética do Coren/SC); os membros da Comissão de Ética do Coren/SC; a Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC), Enfermeira Dra. Maria Lígia dos Reis Bella Guarda e a Coordenadora da Área da Saúde do Senac, Enfermeira Msc. Daniella Farinella Jora.