75ªSBEn: Massaranduba comemora Semana da Enfermagem com palestra sobre Protagonismo no Processo de Cuidar

Profissionais de Enfermagem do município vizinho São João do Itaperiú também foram convidados

Além de homenagear os profissionais de Enfermagem pelo seu Dia, a proposta da Secretaria Municipal de Massaranduba (Norte do Estado) com evento específico foi oportunizar a troca de experiências e a atualização de conhecimentos aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do município. O convite foi extensivo aos profissionais de Enfermagem do município vizinho São João do Itaperiú e a atividade contou com a participação das Secretárias Municipais dos dois municípios (Anna Karine Reinke Franz, de Massaranduba, e Isa Hermann, de São João do Itaperiú).

A atividade é alusiva à 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina (ABEn-SC) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) em parceria com as instituições de ensino e de saúde.

DSCN0715_i
A palestra “Protagonismo da Enfermagem no Processo de Cuidar”, proferida pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, abriu a programação. “O protagonismo da Enfermagem está relacionado à atitude. É ser protagonista do cuidado e proporcionar aos colegar de Enfermagem também o serem”, disse a Presidente. Amadigi detalhou o trabalho do Coren/SC, que tem entre as atribuições fiscalizar as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para garantir que o estabelecido em lei seja cumprido. “Traçamos uma meta no Departamento de Fiscalização do Coren/SC para que em três anos (2012-2014) todas as instituições de saúde onde trabalham profissionais de Enfermagem fossem fiscalizadas e estamos caminhando para alcançá-la. Nossa ação está refletindo diretamente em contratação de mais profissionais de Enfermagem e mais qualificação e segurança na assistência em Enfermagem prestada”, explanou. A Presidente do Coren/SC também esclareceu dúvidas sobre os trâmites dos Projetos de Lei que regulamenta a jornada de trabalho em 30h semanais e sobre o Piso Salarial para a categoria.

Amadigi também lembrou aos profissionais que este é ano de eleição para a Composição do Plenário do Coren/SC para o triênio 2015-2017 e que os profissionais devem atualizar os endereços no site para uma comunicação eficiente.

Na segunda etapa de atividades, os profissionais de Enfermagem relataram experiências exitosas do município, demonstrando o protagonismo da categoria nessas ações em prol da promoção da saúde. “Temos muitos projetos de sucesso no município, mas três têm despontado no cenário catarinense e até nacional: 1) ‘Territorialização um processo para a atenção programada na saúde da comunidade com base na classificação de risco’, que utiliza o sistema de informações regularmente usado nas unidades de saúde do município para identificar as prioridades de saúde de cada comunidade; 2) ‘Risototerapia promovendo bons momentos à saúde’, abordando nos grupos de saúde que sorrir é um ótimo remédio; 3) ‘Informex, uma estratégia utilizada para estimular o envolvimento do usuário com as políticas de controle social’, estimulando o envolvimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade com as políticas de controle social”, a Enfermeira do município e coordenadora da Atenção Básica de Massaranduba, Simone Aparecida de Souza. O trabalho sobre Territorialização foi premiado na Mostra Estadual de Estratégia de Saúde da Família, realizado no ano passado em Florianópolis, e o Informex, na Mostra Nacional, em Brasília neste ano.

DSCN0733_c
Ao final do encontro, os organizadores homenagearam as profissionais de Enfermagem que escreveram os trabalhados premiados: Enfermeira Daniela C. Bogo Boger, Enfermeira Cristiana Fick Wolmann e Enfermeira Simone Aparecida de Souza, bem como as Técnicas de Enfermagem Estela Safanelli e Cristiane Hafemman, que participaram da apresentação dos trabalhos para o público.