Sessão especial aos 50 anos do Hospital Infantil homenageará sete profissionais de Enfermagem

O antigo e extinto Hospital Infantil Edith Gama Ramos e o atual Hospital Infantil Joana de Gusmão, que juntos somam 50 anos de atividades prestadas à população de Santa Catarina, terão sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para homenagear pessoas que fizeram parte desta história. A cerimônia ocorrerá nesta terça-feira (24), às 19h, no Plenário da Alesc.

Entre os homenageados estão sete profissionais de Enfermagem, consideradas pioneiras dos serviços de Enfermagem do hospital, são elas: Adelia Ramos da Silva, Eloita Pereira Neves, Irmã Cacilda Hammes, Ligia Pinheiro Vieira, Lydia Ignês Hossi Bub, Nelcy Coutinho Mendes e Nilza Borges Paim. Também serão homenageados: ex-diretores da instituição, pacientes nº 1 dos dois hospitais, médicos e a Associação dos Voluntários da Saúde do Hospital Infantil (Avos).

Nesses 50 anos de atividades, os dois hospitais contabilizaram 4,2 milhões de atendimentos na Emergência, 3,4 milhões de atendimentos ambulatoriais e 190 mil cirurgias, conforme dados repassados pela Secretaria de Estado da Saúde.

A instituição começou suas atividades com o nome de Hospital Infantil Edith Gama Ramos, anexo à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis. A inauguração ocorreu em 26 de fevereiro de 1964.

Por meio de um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a instituição possibilitou o ensino da Pediatria em nível de graduação. Em 1966, foi criado o Programa de Residência Médica em Pediatria e, em 1977, o Programa de Residência em Cirurgia Pediátrica.

Em 1975, surgiu o Voluntariado Hospitalar, conhecido hoje como Associação dos Voluntários da Saúde (AVOS). A criação desse grupo serviu de base para o surgimento de outras associações de voluntários nos hospitais de Santa Catarina.

As atividades no Hospital Infantil Edith Gama Ramos foram encerradas em 28 de Dezembro de 1979, com a inauguração de um novo prédio construído no Bairro da Agronômica, quando a instituição passou a chamar-se Hospital Infantil Joana de Gusmão. No novo complexo a instituição deu continuidade às suas ações e aprimorou os serviços prestados à população.

O hospital, referência estadual no atendimento ao público infantil e ao ensino da Pediatria em Santa Catarina, faz parte da rede de unidades públicas administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Possui uma área de 22 mil metros quadrados e, além das unidades de internação, tem em sua estrutura berçário, emergência interna, setor de isolamento, oncologia, ortopedia, ala de queimados, UTI geral e UTI neonatal.

As unidades são especializadas em Cardiologia, Cirurgia (Pediátrica Geral, Bucomaxilofacial, Cardiovascular, Neurocirurgia, Plástica, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Urologia), Endocrinologia, Gastroenterologia, Cabeça e Pescoço, Hebeatria, Infectologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurologia, Nutrologia, Oncohematologia, Queimadura, Pediatria Geral, Pneumologia, Psiquiatria e Terapia Intensiva.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde com adaptações do Coren/SC