Aula prática tira dúvidas de acadêmicos de Enfermagem sobre o papel do Coren/SC

unnamed (1)(1)Acadêmicos da 2ª fase do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) visitaram o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC), na manhã de terça-feira (24), para participarem de aula prática sobre as entidades representativas da Enfermagem e de reflexão sobre a Lei do Exercício Profissional (LEP). Os temas fazem parte da disciplina – Processo Viver Humano II e integram o eixo “Enfermagem como disciplina e profissão da área da saúde”.

O assunto “papel das entidades representativas da Enfermagem” foi ministrado pela Conselheira do Coren/SC Enfermeira Drª Denise Elvira Pires de Pires, professora da UFSC. O assunto LEP foi ministrado pela Enfermeira Drª Rosani Machado, também professora da UFSC. Além das professoras, também participaram da aula a Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Daiane Biff e a Presidente do Coren/SC,Enfermeira Dra. Felipa Amadigi. A Presidente fez uma saudação aos alunos destacando a importância do trabalho do Conselho. “O Coren/SC é o órgão representativo da profissão para assegurar que a profissão seja exercida por profissionais habilitados. Também é papel do Coren/SC fiscalizar as instituições onde trabalham profissionais de Enfermagem para garantir que o estabelecido em lei seja cumprido”, explicou Amadigi.

Sobre a visita ao Coren/SC, a Conselheira e professora Denise Pires ressaltou: “Os acadêmicos tiveram oportunidade de refletir sobre a história, desafios e papel de todas as entidades, ao mesmo tempo que conheceram, de perto, a estrutura e as atividades desenvolvidas pelo Coren/SC. Discutiram sobre a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, que é a base para a fiscalização do Coren/SC”. A Professora Rosani complementa “ir a campo proporciona aos graduandos uma aproximação com a realidade, saindo do abstrato de sala de aula e indo para o concreto, o mundo real”.

unnamed_c(1)