Duas instituições de Rio do Sul se adéquam à legislação da Enfermagem, após fiscalizações do Coren/SC

As fiscalizações do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) às instituições têm se mostrado eficiente. A Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Clínica Cedimavi & Tesla – Centro de Diagnóstico, ambas de Rio do Sul, foram notificadas e empenharam-se na regularização à legislação da Enfermagem.

No início de 2014, o Enfermeiro Fiscal Daniel Matias Ghizoni, Subseção Blumenau, ao realizar as fiscalizações detectou algumas irregularidades, dentre elas ausência do profissional Enfermeiro nas duas instituições.

Em 18 de março de 2014, Daniel detectou a inexistência de Enfermeiro, junto à instituição filantrópica Rede Feminina de Combate ao Câncer, que culminou na Notificação de Pessoa Jurídica (NPJ). Em diligência no dia 10 de julho, Daniel comprovou a regularização da instituição, que contratou a Enfermeira Fabiana Bini Tinti, que responde pela realização dos exames preventivos de câncer de colo uterino.

A Clínica Cedimavi & Tesla – Centro de Diagnóstico fiscalizada em 16 de abril de 2014 também foi notificada por falta do profissional Enfermeiro. Daniel retornou no dia 10 de julho à instituição e constatou a devida regularização do item notificado. A clínica que se encontra em processo de mudanças estruturais contratou a Enfermeira Juliana Schneider, que responde pela equipe de Enfermagem da instituição.

“Durante as fiscalizações são realizadas várias intervenções e orientações, de acordo com as peculiaridades e possibilidades de cada serviço. Meu objetivo, assim como o dos demais Enfermeiros Fiscais do Coren/SC, é que as instituições estejam plenamente de acordo com o que estabelece todos os postulados éticos e legais da Legislação da Enfermagem. E avalio que as duas instituições deram um passo muito importante quando contrataram profissionais Enfermeiros, conforme notificação”, diz Daniel.